Dezenas de chineses ficam feridos após terremoto de magnitude 5,4

Mundo

07/08/2023 - 08:29:36 | 2 minutos de leitura

Dezenas de chineses ficam feridos após terremoto de magnitude 5,4

Um terremoto de magnitude 5,4 graus na escala Richter atingiu o noroeste da China  ontem(6) às 15h no horário local, 2h da madrugada no horário de Brasília, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Ao todo, 21 pessoas ficaram feridas com o tremor e dezenas de edifícios colapsaram, segundo a mídia local. (Veja vídeos abaixo)

O terremoto ocorreu ao sul da cidade de Dezhou, na província de Shandong, a uma profundidade de 10 km da superfície.

“Durante o terremoto, minha cabeça tremia no travesseiro, achei que estava tendo um pesadelo”, escreveu um usuário na plataforma Weibo.

O USGS emitiu um alerta vermelho indicando possíveis danos extensos e algumas vítimas conforme dados preliminares do abalo.

Segundo a emissora estatal CCTV foram ao menos 10 feridos e 74 casas ou prédios “desmoronados” após o terremoto, que foi seguido por 52 réplicas.

O Ministério de Gestão de Emergências da China emitiu o nível quatro de resposta a desastres e enviou uma equipe para Shandong para liderar os esforços de resgate, de acordo com a agência estatal Xinhua.

Em Pequim e Xangai, duas das cidades mais populosas do país, pode-se sentir efeitos do terremoto, cerca de 800 km do epicentro. É raro que esses efeitos sejam percebidos nessa região do país, apesar de terremotos serem comuns na China.

Fonte iG / foto Reprodução Twitter China Daily