Dinossauro que habitou em terras brasileiras tem fóssil repatriado

Geral

15/06/2023 - 08:09:30 | 2 minutos de leitura

Dinossauro que habitou em terras brasileiras tem fóssil repatriado

Foi realizada na segunda-feira (12) a solenidade de repatriação do Ubirajara Jubatus, dinossauro que habitou regiões brasileiras há 110 milhões de anos. O evento foi em colaboração com representantes dos governos brasileiro e alemão, e foi sediado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Depois do encontro em Brasília, o fóssil do dinossauro seguirá para o Ceará, onde o espécime fará parte do acervo do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens da Universidade Regional do Cariri.

A ministra Luciana Santos afirmou que: “Sem dúvida, estamos diante de um momento histórico: um réptil que viveu há 110 milhões de anos e passou cerca de 30 anos fora, retorna ao seu sítio”, e que: “A repatriação foi um esforço dos pesquisadores e pesquisadoras do nosso país. É um patrimônio brasileiro que está de volta após uma cooperação bem-sucedida com a Alemanha.”.

A espécie do dinossauro, Ubirajara Jubatus, viveu no Geoparque do Araripe, que ficou conhecido como centro paleontológico, entre o Ceará, Pernambuco e Piauí. Esses fósseis foram levados para a Alemanha na década de 1990, e foram descobertos há cerca de três anos no Museu Estadual de História Natural de Karlsruche, depois de uma publicação científica.

Segundo a Universidade Regional do Cariri, o Ubirajara Jubatus é a primeira espécie de dinossauro não-aviário que contém estruturas parecidas com penas, que foi encontrado na América do Sul.

Fonte CNN/Foto reprodução CNN