Dois ex-diretores do SAMAE de Blumenau e cinco empresários são denunciados por suposta fraude a licitação

Segurança

06/10/2023 - 09:36:17 | 1 minutos de leitura

Dois ex-diretores do SAMAE de Blumenau e cinco empresários são denunciados por suposta fraude a licitação

Dois ex-diretores do SAMAE de Blumenau (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) e cinco empresários são alvo de uma ação penal da Justiça de SC por suspeita de fraude em licitações. Eles foram denunciados pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e são acusados de combinar e fraudar um processo licitatório que buscava contratar uma empresa especializada para serviços de limpeza geral e roçada.

Segundo o Promotor de Justiça Gustavo Mereles Ruiz Diaz, o objetivo da fraude era direcionar a contratação para uma empresa específica e, assim, ter vantagens. Os envolvidos já respondem a uma ação civil pública por atos parecidos.

Os acertos para favorecer uma empresa na licitação teriam começado em março de 2020. O ex-diretor operacional do SAMAE teria abordado um empresário para retirar sua empresa do pregão presencial em troca de um contrato para serviços na Secretaria Municipal de Manutenção e Conservação Urbana, sem licitação. O empresário iria pagar 10% de propina em cima do valor do contrato. Segundo o Ministério Público, mesmo após sair do SAMAE, o ex-diretor teria continuado influenciando a instituição por meio de outro funcionário.

Fonte scc10/ foto | Divulgação/MP