Educação forma primeiras turmas nas Oficinas Artísticas da Scar

Cultura

31/05/2023 - 08:40:40 | 2 minutos de leitura

Educação forma primeiras turmas nas Oficinas Artísticas da Scar

A Secretaria Municipal de Educação encerra nesta semana o primeiro ciclo de oficinas artísticas de 2023. Esse projeto atende alunos do 6º ao 9º ano, por meio do termo de colaboração entre a Scar e a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Com início em março deste ano, o programa atendeu 400 alunos de dez escolas da rede municipal, com a finalidade de ofertar momentos de vivência com as linguagens artísticas em espaço apropriado, bem como desenvolver a partir do gosto pela arte o senso crítico, estético e cultural. Durante o ano todas as unidades de ensino municipais serão atendidas pelo projeto, totalizando 1,2 mil alunos atendidos.

O programa oferece oficina de dança, música, audiovisual e teatro, no contraturno escolar, com transporte gratuito custeado pela Secretaria de Educação, além do almoço na unidade escolar.

As apresentações que finalizam as oficinas acontecem em dois horários, conforme o turno em que os alunos frequentam as aulas: das 9 às 10h30 ou das 14h30 às 16 horas, entre os dias 29 de maio e 2 de junho.

Oficina de Dança - Nesta oficina, os estudantes experimentam a dança por meio de movimentos significativos e organizados em sequências coreográficas que poderão ser imitadas ou criadas por eles.

Oficina de Música - Nesta oficina, os alunos vivenciam a Música de maneira sensível, lúdica e criativa, através de práticas rítmicas corporais, com materiais alternativos e também o canto coral.

Oficina de Audiovisual - Nesta oficina os estudantes têm a oportunidade de conhecer elementos da linguagem audiovisual através de aulas teóricas e práticas, buscando o entendimento dos alunos de que uma produção audiovisual é mais que uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. Implica em seguir etapas estratégicas até chegar ao produto final.

Oficina de Teatro - Nesta oficina, os alunos são levados a explorar diferentes elementos da linguagem teatral na composição cênica: figurino, cenário, iluminação, adereços, dramaturgia e sonoplastia.

Nesse primeiro ciclo participaram as seguintes escolas: EMEBs Antônio Estanislau Ayroso, Francisco de Paula, Renato Pradi, Jonas Alves, Profª Gertrudes S. Milbratz, Profº Henrique Heise, Rodolpho Dornbusch, Maria Nilda Salai Stähelin e Ribeirão Molha.

Crédito das fotos: Divulgação/Scar