El Niño começa oficialmente com previsão de ser um dos mais intensos das últimas décadas
10/06/2023 - 08:51:53 | 2 minutos de leitura

Um El Niño antecipado já está oficialmente formado. Deve ser forte, bagunçar o clima em todo o mundo e dar a uma Terra já em aquecimento um pouco mais de calor, segundo anunciaram meteorologistas nesta quinta-feira, 8. A Administração Nacional de Atmosferas e Oceanos (NOAA, na sigla em inglês) lançou um alerta nesta manhã anunciando a formação do fenômeno climático. E ele deve ser levemente diferente dos anteriores.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, o que acaba tendo influência no clima mundial, com impactos na temporada de furacões no Atlântico e de ciclones no Pacífico.
Neste ano, o El Niño se formou pelo menos um mês antes do que costuma acontecer, o que dá ao fenômeno um pouco mais de tempo para crescer. Com isso, segundo os especialistas, há 56% de chances de ser considerado forte e 25% de atingir proporções gigantescas, segundo a cientista Michelle L´Heureux, responsável pelo escritório de previsões climáticas El Niño/La Niña da NOAA. Com isso, existe a possibilidade de 2023 bater um novo recorde de ano mais quente dos registros, com temperaturas superiores às registradas em 1998 e 2016, anos especialmente quentes. A combinação do fenômeno climático especialmente intenso com a aceleração dos efeitos do aquecimento global seria responsável pelo recorde.
"Se este El Niño alcançar a categoria dos mais fortes será a recorrência mais curta do registro histórico", afirmou Kim Cobb, cientista climática da Universidade de Brown, nos EUA.
Um intervalo tão curto entre dois El Niños especialmente fortes deixa as comunidades com menos tempo hábil para se recuperarem de danos a infraestrutura, agricultura e ecossistemas provocados pelo fenômeno. Pelos próximos meses, durante o inverno, o El Niño deve ser sentido mais fortemente no hemisfério sul. Entre os países mais atingidos estão Brasil, Colômbia e Venezuela, com previsões de secas intensas, bem como Índia e Indonésia.
Estadão Foto: Reuters / Reuters
- 03 AbrCai o número de brasileiros na lista de bilionários da Revista ForbesLEIA MAIS
- 03 AbrTaurus produzirá drone militar com arma, visão 4K e IA para reconhecimento de alvosLEIA MAIS
- 03 AbrMenino de 3 anos morre após ser esquecido pela tia dentro do carroLEIA MAIS
- 03 AbrIdosa usou pedra rara avaliada em R$ 6 milhões como peso de porta sem saberLEIA MAIS
- 02 AbrFamília denuncia creche após bebê voltar para casa com 12 mordidasLEIA MAIS
- 02 AbrSeis quiosques ligados a crimes como extorsão e ameaça são demolidos em praias de FlorianópolisLEIA MAIS
- 01 AbrCom fantasias de terror, alunos eram obrigados fazerem sexo com professoraLEIA MAIS
- 01 AbrFalha causa prejuízo de R$ 250 mil após ocasionar a morte de mais de 70 mil peixes em CorupáLEIA MAIS
- 01 AbrMãe que vendeu filha de 27 dias para empresária é presaLEIA MAIS