Elemento fundamental para a vida é encontrado em lua de Saturno

Mundo

16/06/2023 - 09:01:35 | 2 minutos de leitura

Elemento fundamental para a vida é encontrado em lua de Saturno

Pesquisadores realizaram uma descoberta importante para o mundo da astrobiologia ao encontrar fósforo, um elemento vital para a vida, no oceano sob a superfície gelada de Enceladus, uma lua de Saturno. A descoberta foi feita por uma equipe de cientistas que revisou os dados coletados pela sonda Cassini da NASA, entre 2004 a 2017.

"Esta é uma descoberta impressionante para a astrobiologia", disse Christopher Glein, do Southwest Research Institute, um dos coautores do estudo. O fósforo, um componente essencial do DNA e do RNA, foi encontrado em amostras de plumas de gelo que saem do oceano subterrâneo de Enceladus. Conhecido pelo mundo da ciência por ser um componente fundamental do DNA e RNA, ele está presente em diversos materiais que todos conhecem bem mesmo estando longe da lua de Saturno. Isso porque eles são encontrados em ossos e dentes de pessoas e animais, bem como no plâncton oceânico.

Os géiseres no polo sul de Enceladus expelem partículas de gelo para o espaço, e foi por lá que o elemento foi encontrado pelos cientistas. Enquanto outros minerais e compostos orgânicos já haviam sido encontrados nas partículas de gelo expelidas, essa é a primeira vez que o fósforo é identificado.

A descoberta do fósforo em Enceladus também levanta questões sobre a possibilidade de vida em outros locais do espaço com oceanos sob uma camada superficial de gelo, como a lua de Júpiter, Europa, e a maior lua de Saturno, Titã.

Fonte-Mundo Conectado/ Foto -Divulgação/Nasa