Em um ano, Núcleo do MPSC especializado em acolher vítimas de crimes realizou 344 atendimentos

Santa Catarina

24/02/2023 - 15:28:59 | 3 minutos de leitura

<strong>Em um ano, Núcleo do MPSC especializado em acolher vítimas de crimes realizou 344 atendimentos</strong>

Cerca de 90% dos 344 atendimentos foram prestados a mulheres. Mais da metade dos casos (56%) se refere a situações de violência doméstica, cometidas pelo companheiro ou ex-companheiro da vítima em 78% das vezes.

 "Ele já me ameaçou duas vezes. A primeira vez eu fiz só um boletim de ocorrência. Na segunda, ele disse que estava no meu trabalho e que eu não ia fugir dele". 

"Por favor, tem como você me atender agora? Eu estou passando nesse momento por uma situação desde ontem de violência, perdida numa rua sem saber nem pra onde ir".

"Ele me ameaçou, eu deixei por isso mesmo, não fui à delegacia. Depois que a eu acionar a polícia é capaz de ele se tornar violento na situação de negativa de ele ser obrigado a entregar a menina, o que eu faço?".

As frases acima são reais e retiradas dos pedidos de ajuda de três mulheres que, fragilizadas, buscaram auxílio no Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). No NEAVIT elas foram acolhidas, ouvidas, apoiadas e informadas, recebendo o encaminhamento adequado ao caso. 

O Núcleo Especial de Atendimento a Vítimas de Crimes (NEAVIT) completa, no dia 23 de fevereiro, um ano de atividade, cumprindo com o objetivo de oferecer suporte às pessoas atingidas pela criminalidade e informá-las sobre seus direitos. Nesse período, foram atendidas 344 pessoas - 90% delas mulheres - o que representa uma média superior a um atendimento por dia útil.  Para o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, o número expressivo se deve à forma de organização do NEAVIT. Com a missão de fornecer um atendimento humanizado, o núcleo se propõe a evitar que as pessoas atingidas pela violência e criminalidade tenham que ir de porta em porta nas repartições públicas até encontrar o serviço que necessitam. 

Assim, o programa se organiza a partir da cooperação entre vários órgãos e instituições - são cerca de 30 instituições e órgãos envolvidos na rede de atendimento e mais de 40 profissionais atuando. Dependendo do caso apresentado, o NEAVIT direciona as vítimas para atendimento especializado entre as instituições parceiras que compõem a rede. Assim, vem se consolidando como um caminho seguro e rápido para que as pessoas que sofreram crime encontrem orientação.  O Coordenador do CCR destaca que nesse primeiro ano de funcionamento o NEAVIT, de forma inédita no Estado, acolheu, apoiou e acompanhou pessoas em situação de violência. Foi uma grande experiência, especialmente em poder aproximar serviços e equipamentos públicos a pessoas mais carentes e de poder contribuir com as redes de atendimento, seja por meio da reativação de alguns serviços, seja disponibilizando outros não acessados pelas vítimas.  "Nesse período formamos grandes parcerias que muito nos orgulharam, como a integração à RAIVS e a casas de acolhimento. Mas é apenas o início. Temos novos e ambiciosos projetos para esse ano, sempre atuando de forma colaborativa e integrada, assegurando o protagonismo à vítima e o acesso humanizado e pleno a seus direitos", completa Jádel da Silva Júnior.