Empresas incubadas no Novale Hub participam de salão inovador em Porto Alegre (RS)

Eventos

05/08/2023 - 08:45:54 | 3 minutos de leitura

Empresas incubadas no Novale Hub participam de salão inovador em Porto Alegre (RS)

Considerado o maior salão de inovação em materiais da América Latina, o Inspiramais aconteceu em Porto Alegre (RS) nos dias 11 e 12 de julho, com mais de 100 expositores e sete mil visitantes. Entre as empresas participantes, a DuMeio Sustentável e a Ratorói, incubadas na estrutura do Novale Hub – Centro de Inovação, representaram Jaraguá do Sul e levaram outras empresas da cidade para o evento.

Ambas as iniciativas têm suas bases na sustentabilidade e na busca por desenvolver produtos mais eficientes para seus setores. Há mais de 10 anos a Ratorói a transformação de resíduos plásticos em novos materiais e produtos com valor agregado, com soluções baseadas em princípios de ciclo de vida, estratégia de redução de desperdícios, produção local, uso de materiais reciclados e design sustentável, estando incubada no Novale Hub desde abril desse ano. Já a DuMeio Sustentável produz o DuBac, um biotecido de celulose bacteriana, substituto de couro e de outros materiais sintéticos, com processo de fabricação de mínimo impacto ao meio ambiente. Oriundos de um programa de pré-incubação, a iniciativa está instalada no Novale Hub desde 2020.

Fundadora da Ratorói, Flávia Vanelli é uma das curadoras da exposição desde 2014 e desde então busca levar iniciativas relevantes para participar do evento na capital gaúcha. Em 2018, o projeto se transformou no Hub Conexão Criativa, uma iniciativa realizada com o apoio de parceiros, entre eles o Sebrae, para apresentar novas soluções em sustentabilidade e circularidade – seja na moda têxtil, calçadista ou de mobiliário.

“Com esse formato, podemos ampliar ainda mais as possibilidades de soluções sustentáveis para o setor, permitindo a participação de micro e pequenas empresas, associações, cooperativas e startups do Brasil inteiro”, disse Flávia. O esforço dela e da equipe do Hub Conexão Criativa ajudou a levar outras iniciativas de Jaraguá do Sul e região para a exposição, entre elas a DuMeio Sustentável.

CMO da startup, Morgana Stegemann comentou que essa foi a quarta participação na mostra, mas que o público que já frequentou o evento em outros anos se surpreendeu com o avanço tecnológico do tecido bioagradável produzido pela empresa.

“Quem já viu o nosso trabalho em outros momentos considera que a qualidade evoluiu tanto que está próximo de ser levado para escala industrial, o que garante a sustentabilidade do projeto e de novos clientes”, afirmou ela. Morgana ainda comentou que um dos produtos levados, uma mesa feita em parceria com a empresa Estofados Jardim, também de Jaraguá do Sul, foi uma das sensações do estande e chamou a atenção do público.

 Fonte/Gabriel Vieira/Novale Hub/Foto: Divulgação/Ratorói e Divulgação/DuMeio