Espião russo que se passava por brasileiro cumprirá pena no País, diz Ministério da Justiça

Segurança

29/07/2023 - 08:09:05 | 2 minutos de leitura

Espião russo que se passava por brasileiro cumprirá pena no País, diz Ministério da Justiça

O espião russo Serguei Vladimirovich Cherkasov não será extraditado, pelo menos por enquanto. Em nota técnica, o Minsitério da Justiça e Segurança Pública informou que o cidadão russo, que passou anos vivendo como um brasileiro, foi alvo de dois pedidos de extradição, pela Rússia e pelos Estados Unidos.

O segundo, no entanto, foi considerado improcedente, já que Serguei já tinha um pedido de extradição homologado no Supremo Tribunal Federal. Por outro lado, a execução do pedido russo, homologado em março de 2023, foi suspenso com base no art. 95 da Lei nº 13.445/2017.

Conforme estabelecido no dispositivo, a extradição será executada somente após a conclusão do processo ou do cumprimento da pena, ressalvadas as hipóteses de liberação antecipada pelo Poder Judiciário e de determinação da transferência da pessoa condenada. Ou seja, Serguei deverá cumprir pena no Brasil.

Serguei Vladimirovich Cherkasov chegou ao Brasil em 2010, época em que adotava a identidade de Victor Muller Ferreira. Ele conseguiu passaporte brasileiro, certificado de alistamento militar, título de eleitor, cartão do cidadão e cartão do SUS.

Em abril de 2022, Serguei foi descoberto ao tentar entrar na Holanda com um passaporte brasileiro falso. Lá, o espião estaria tentando fazer um estágio no Tribunal de Haia, mas foi deportado de volta ao Brasil, onde permanece preso desde então.

Fonte  Terra/divulgação rede social