Ex-primeiro ministro holandês e esposa morrem por eutanásia dupla

Em Foco

13/02/2024 - 07:58:00 | 2 minutos de leitura

Ex-primeiro ministro holandês e esposa morrem por eutanásia dupla

O ex-primeiro-ministro holandês, Dries van Agt, e sua esposa, Eugenie, faleceram simultaneamente em um ato de eutanásia dupla, um procedimento legal na Holanda. Eles escolheram morrer juntos e de mãos dadas em um hospital em Nijmegen, no leste da Holanda, conforme divulgado pela The Rights Forum, organização pró-Palestina fundada por van Agt. Este caso marca um exemplo raro, mas legal, da opção por eutanásia conjunta no país.
Dries van Agt, que liderou o governo holandês de 1977 a 1982, sofria de sequelas de uma hemorragia cerebral ocorrida em 2019. Sua esposa, Eugenie, decidiu que não queria viver sem ele, levando à decisão conjunta pela eutanásia. A Holanda, pioneira na legalização da eutanásia desde 2002, exige que o procedimento só seja realizado sob condições rigorosas, incluindo sofrimento insuportável sem perspectiva de alívio, com a concordância de, pelo menos, dois médicos.
Este caso reflete a profundidade da união do casal, casado por 70 anos, ambos com 93 anos de idade, e destaca a legislação holandesa sobre eutanásia, uma das mais progressistas do mundo. Além da Holanda, a eutanásia é legal em outros países europeus, como Bélgica, Luxemburgo, Espanha e Portugal, cada um com suas próprias regulamentações. A morte de Dries e Eugenie van Agt em 5 de fevereiro reitera o debate sobre a eutanásia e os direitos de escolha no fim da vida.

Fonte: Visor Notícias
Foto: Divulgação/ The Rights Forum