Experimento avalia estratégias de empresas para semana de 4 dias no Brasil

Em Foco

02/09/2023 - 08:25:36 | 2 minutos de leitura

Experimento avalia estratégias de empresas para semana de 4 dias no Brasil

Vinte empresas brasileiras vão participar de um experimento sobre a semana de 4 dias de trabalho a partir deste   mês. Nesta primeira fase, o modelo vai avaliar as estratégias das empresas para se adaptarem diante da nova carga horária.

Durante os três meses primeiros meses do experimento, as empresas vão continuar na semana de 5 dias até definirem sua estratégia, comunicar os clientes e outras possíveis organizações que serão impactadas. A redução para a semana de 4 dias começa em seguida, em dezembro ou janeiro. Veja como vai funcionar: A jornada será reduzida, mas o salário é o mesmo; A iniciativa deve durar até 9 meses e será dividida em 2 etapas: planejamento (3 meses) e execução (6 meses); A primeira fase do projeto-piloto vai envolver pelo menos 400 funcionários de áreas como saúde, escritórios, varejo, entre outros. A iniciativa, que começou em 2019 na Nova Zelândia, ganhou força na pandemia, e é conduzida pela ONG britânica 4 Day Week Global e pela brasileira Reconnect Happiness at Work. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será responsável por avaliar de forma qualitativa o processo no Brasil.

Segundo Paul Ferreira, professor de Estratégia e Liderança da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV-EAESP), para se adaptarem à nova jornada, as empresas terão que redefinir as tarefas de acordo com o tempo disponibilizado. Entre as empresas confirmadas para participar da iniciativa, que é paga, estão empresas de consultoria, de alimentação, hospital, editoras, produtoras de vídeo e de conteúdo, agências de comunicação, arquitetura, contabilidade e escritório de advocacia. A maioria dos participantes são pequenas e médias empresas, que têm de 10 a 100 funcionários. O modelo 100-80-100 vale para todas as organizações: 100% do salário, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade.

. Fonteg1/ Foto: Jason Goodman/Unsplash