Exposição "Nossos Tipos" abre 6ª feira no Museu Emílio da Silva

Cultura

09/08/2023 - 10:05:54 | 2 minutos de leitura

Exposição

Mostra será composta de 12 bonecos de luva tradicionais, confeccionados pela artista bonequeira Lu Antunes.

A partir de sexta-feira (11) até o próximo dia 31, o Museu Histórico Emílio da Silva promove a exposição “Nossos Tipos” composta por uma coleção de 12 bonecos de luva tradicionais, confeccionados pela artista bonequeira Lu Antunes. Os bonecos retratam os povos originários e colonizadores de diferentes regiões de Santa Catarina.

As regiões representadas são: Norte, tendo centro de pesquisa Jaraguá do Sul; Litoral, tendo centro de pesquisa a cidade de Laguna e meio oeste, sendo a cidade de pesquisa, Caçador.

Este projeto foi vencedor do Prêmio Elisabete Anderle de 2022, do Governo do Estado de Santa Catarina e está sendo realizado pelo Ateliê Lu Antunes em parceria com a Cia. Artística Avenida Lamparina com o apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e do próprio Museu Emílio da Silva.

Expositora - Lu Antunes é formada pela Escola Livre de Teatro CCT – Araxá (MG). Possui formação com experiência internacional em confecção de bonecos e acessórios. A artista administrou projetos vinculados ao SESI – Araxá, sendo um deles o Encontro SESI de Artes Cênicas, no qual atuou como produtora executiva e curadora (2008-2012). Lu Antunes é Cofundadora da Companhia (Cia.) Valentina de Teatro e do Centro de Cursos Teatrais, espaço de ensino e pesquisa teatral (2012-2016), e do Ateliê Lu Antunes.

Realizou trabalhos de confecção de bonecos, adereços e máscaras para grupos e projetos como Cia. Valentina de Teatro (2012-2019), Cia. A Dita Cuja (Finda – 2019), Projeto Metal Madeira – 2015, entre outros. Entre março e maio de 2015 participou do “Laboratório Plan B”, dirigido por Natacha Belova em Santiago – Chile, onde realizou uma pesquisa intensiva em confecção e manipulação de bonecos teatrais e desenvolveu a cena curta “Camarim”, que veio a se tornar um espetáculo solo em 2018.

Em 2019 ingressou como atriz convidada na Cia. Artística Avenida Lamparina. Atuou nos espetáculos “Baús do Tesouro” (Direção Laércio Amaral); “Ivan O Defeituoso” (Direção Thiago Barba); “Cumpadis” (Direção Leo Ortiz); “Lambe-lambe Nascente do Rio São Francisco” (Direção Luciana Antunes); “Camarim” (Direção Luciana Antunes); “Pequena Grandes Memórias” (Direção de Claudio Marcio) entre outros.   

Fonte-PMJS/Foto divulgação PMJS