Falta de pagamento de contas de luz, água e gás bate recorde em agosto

Economia

21/09/2023 - 09:44:28 | 2 minutos de leitura

Falta de pagamento de contas de luz, água e gás bate recorde em agosto

A inadimplência no pagamento de contas básicas, como água, gás e luz, teve o maior crescimento em agosto de 2023 entre as dívidas dos brasileiros e bateu recorde dos últimos quatro anos. Segundo o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, o percentual foi de 24,4%, o maior da série histórica, desde janeiro de 2019.

O número representa um aumento de 0,53 ponto porcentual em relação ao registrado no mês de julho. Neste ano, essas contas acumulam crescimento de 2,97 pontos percentuais. O dado coincide com o avanço da inflação oficial de preços de 0,23% em agosto, puxado pela alta no valor das contas de luz (+4,59%), segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE neste mês.

Já as dívidas com bancos e cartões de crédito, que costumam ser maiores, e que ainda representam a maior parte do endividamento, registraram nova queda pelo segundo mês consecutivo em agosto, alcançando o menor patamar do ano. Com diminuição de 0,24 ponto percentual em relação ao valor anotado em julho, este é o índice mais baixo deste ano para o segmento, representando 29,29% das pendências entre os inadimplentes no mês de agosto. "As contas básicas representando o maior crescimento, enquanto as dívidas de bancos e cartões têm o menor patamar do ano, se justificam justamente pela quantidade de incentivos à renegociação de dívidas", explica Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa.

Fonte e foto R7