FEMUSC, maior festival-escola da América Latina, inicia neste domingo, dia 8, em Jaraguá do Sul

Cultura

06/01/2023 - 08:59:09 | 4 minutos de leitura

<strong>FEMUSC, maior festival-escola da América Latina, inicia neste domingo, dia 8, em Jaraguá do Sul</strong>

Entre os dias 8 e 28 de janeiro, Jaraguá do Sul é palco do FEMUSC – Festival Internacional de Música de Santa Catarina, considerado o maior festival-escola da América Latina. Em sua 18ª edição, o evento vai contar com mais de 200 espetáculos e, pela primeira vez, o público poderá conferir três grandes óperas com importantes nomes do cenário nacional e internacional. Todos os espetáculos serão gratuitos.

O FEMUSC movimenta o turismo, faz girar a economia, gera empregos e renda, e, espalha arte e cultura pelos quatro cantos da cidade, fomentando a formação profissional dos músicos envolvidos e, proporcionando momentos únicos ao público. No total, são 86 professores, sendo 40 estrangeiros, que vêm a Jaraguá do Sul para compartilhar conhecimento e multiplicar experiências. Nomes como o do maestro Roberto Duarte, do violinista Simon Bernardini e do instrumentista, Renato Borghetti (MPB) estão entre os destaques desta edição.

A grandiosidade do FEMUSC pode também ser representada através dos números previstos para 2023. Segundo os organizadores, serão mais de 800 músicos participantes - do Brasil e de outros 32 países - três semanas de atividades, além das mais de 200 apresentações. “Não existe nada como o FEMUSC. Ele vai além da música. É um projeto humanitário”, destaca o maestro Alex Klein, um dos principais oboístas da atualidade, ganhador do “Grammy” na música erudita e, idealizador do festival.

Na noite de abertura, programada para o domingo, dia 8, a partir das 20h30, um show especial irá homenagear três compositores muito importantes para a história da música popular brasileira que completariam datas especiais em 2023. São eles: Waldir Azevedo (100 anos), Vinícius de Moraes (110 anos) e Ary Barroso (120 anos).

No dia 13 de janeiro, outro grande momento: a encenação da obra “A Paixão Segundo São Mateus” (Passio Domini nostri Jesu Christi secundum Evangelistam Matthaeum), de J. S. Bach. Considerada como uma das mais extraordinárias obras sacras de todos os tempos, foi escrita em 1727 para ser apresentada na Sexta-Feira Santa, na Igreja de Leipzig. “No FEMUSC, esta obra, que conta a crucificação de Jesus Cristo, será encenada como se fosse uma ópera, unindo música maravilhosa com a representação completa da Paixão de Cristo, com coral infantil (de “anjos”), apóstolo Pedro, Pilatos”, explica o maestro.O espetáculo terá direção de cena da cantora soprano dramático, atriz e professora Céline Imbert de Figueiredo e participação de Jabez Lima (Evangelista Matheus); Alvarenga Diniz (Jesus); Lorena Millar (Maria Madalena); Yunuen Flores (Maria). O programa conta ainda com as participações do Coral e da Orquestra Barroca do FEMUSC e do coral infantil do Femusckinho.

Já no dia 20 de janeiro, o público poderá assistir a Ópera “As verdades de Orfeu”, com música de Claudio Monteverdi e Cristoph Willibald Gluck. Com direção de cena da mezzo-soprano argentina Raquel Winnica Young e Luis Antonio Gonzalez na direção musical.

“As verdades de Orfeu” será apresentada em suas duas versões. A versão de Claudio Monteverdi (1600) foi a primeira ópera e conta a lenda grega onde o apaixonado e desolado herói desce ao inferno para buscar sua noiva falecida, Euridice. Já a versão de Christoph Gluck termina a história com a execução de Trionfi Amore!, uma das mais lindas melodias da música erudita.

A terceira ópera “Hansel & Gretel”, do compositor alemão Engelbert Humperdinck (1854–1921) promete agradar adultos e crianças no dia 27 de janeiro. Inspirada no célebre conto de fadas dos Irmãos Grimm, detalha a famosa história de João e Maria. O espetáculo terá direção de Harry Silverstein, que vem dos EUA ao FEMUSC exclusivamente para esta produção. A direção musical é de André Santos.

Para levar três espetáculos profissionais para o público, em um curto período de tempo, o FEMUSC conta com uma equipe profissional especializada, com figurinistas, cenógrafos, tradutores, técnicos, iluminadores, pianistas co-repetidores, uma estrutura gigantesca digna de grandes produções. O resultado é que o festival vem se expandindo nessa área e o público cada vez mais se deslumbrando com a capacidade técnica dos espetáculos.

“Executar três óperas em um período de 20 dias é um grande desafio, só possível pela dedicação, empenho, criatividade e profissionalismo dos nossos professores e alunos”, conclui Klein.

Todas as apresentações possuem entrada livre, mediante retirada antecipada dos ingressos, e os grandes espetáculos serão transmitidos ao vivo, em alta definição, pelo Canal do YouTube do Festival: https://www.youtube.com/user/institutofemusc.