Fifa abre processo disciplinar contra Rubiales após atleta pedir 'medidas exemplares'

Esportes

25/08/2023 - 08:57:09 | 2 minutos de leitura

Fifa abre processo disciplinar contra Rubiales após atleta pedir 'medidas exemplares'

Ação da entidade vem depois de Jenni Hermoso se manifestar sobre o episódio em que foi beijada a força após ser campeã do mundo.

A Fifa informou nesta quinta-feira (24) que abriu um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol), em razão do beijo sem consentimento dado por ele na atacante Jenni Hermoso, durante a celebração do título da Espanha na Copa do Mundo Feminina. Na quarta, a jogadora quebrou o silêncio e se manifestou sobre o episódio, por meio do sindicato FUTPRO, e pediu "medidas exemplares" contra o dirigente.

De acordo com a Fifa, está sendo apurado se o beijo de Rubiales constitui violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2, do Código Disciplinar da entidade. Os itens versam sobre comportamento ofensivo e violação dos princípios do fair play.

No parágrafo 2, são listadas as condutas que podem render punição: violar as regras básicas de conduta decente; insultar alguém com gestos, sinais ou palavras; usar eventos esportivos para demonstrar uma natureza antidesportiva; agir de forma que coloque o futebol ou a Fifa em descrédito; alterar a idade de jogadores. Não há nenhuma descrição específica sobre assédio.

"O Comitê Disciplinar da Fifa só fornecerá mais informações sobre estes processos disciplinares depois de emitir uma decisão final sobre o assunto. A Fifa reitera o seu compromisso inabalável de respeitar a integridade de todos os indivíduos e condena veementemente qualquer comportamento contrário", diz o comunicado da entidade.

Fonte r7/ foto REUTERS