Força Aérea Brasileira envia primeiro avião para buscar brasileiros em perigo em Israel

Mundo

10/10/2023 - 10:24:25 | 2 minutos de leitura

Força Aérea Brasileira envia primeiro avião para buscar brasileiros em perigo em Israel

Após uma recente reunião no Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Defesa confirmou que a Força Aérea Brasileira (FAB) irá atuar na repatriação de cidadãos brasileiros atualmente localizados em áreas impactadas pelos conflitos entre Israel e Palestina.

Seis aeronaves foram designadas para essa missão especial. A primeira delas, um KC-30 com capacidade para 230 passageiros, já está na Itália, onde espera autorização para se dirigir a Tel Aviv, Israel. Dentre os seis aviões mobilizados estão dois KC-30, com capacidade de acomodar até 230 passageiros, dois KC-390, que podem transportar até 80 pessoas, e dois VC-2, designados para até 38 passageiros.

A aeronave KC-30, oriunda da Base Aérea de Natal (BANT), teve seu voo programado para as 18 horas (horário de Brasília) deste domingo (8), com primeira parada em Roma, Itália. No solo italiano, a equipe da FAB recebeu informações e orientações do Itamaraty antes de seguir rumo a Israel. As demais cinco aeronaves estão em alerta e prontas para decolar nos próximos dias, ajustando-se às demandas da operação. Com vistas a otimizar a repatriação, o governo brasileiro está avaliando outros aeroportos na região e já destacou oficiais das Forças Armadas em localidades estratégicas no Egito e na Jordânia.

Fonte: Visor Notícias/ foto Agência Brasil