GERENTE REGIONAL DA CELESC EXPLICA SUCESSIVAS QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA EM CORUPÁ

Região

24/01/2022 - 08:43:49 | 3 minutos de leitura

GERENTE REGIONAL DA CELESC EXPLICA SUCESSIVAS QUEDAS DE ENERGIA ELÉTRICA EM CORUPÁ

Preocupada com as sucessivas quedas de energia elétrica no município, a Associação Empresarial de Corupá (ACIAC) convidou o gerente regional da Celesc, Danilson Wolff, para uma reunião que foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 20. O encontro ocorreu na sede da entidade e contou com a presença de membros da diretoria, da presidente da câmara de vereadores, Bernadete Hillbrecht, e do prefeito em exercício, Claudio Finta. De acordo com a presidente da ACIAC, Débora Tomelin, os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica têm causado sérios prejuízos ao setor produtivo do município e a comunidade em geral. Por isso, durante a reunião, a Associação entregou uma pauta de reivindicações à direção da Celesc e entre os pedidos, estão a poda frequente da vegetação próxima à rede e uma resposta mais ágil no restabelecimento da energia. “É preciso melhorar a eficiência no abastecimento e ao mesmo tempo, evitar esses sucessivos cortes que tantos prejuízos causam a todos nós”, disse.

Segundo o gerente regional da Celesc, as quedas de energia neste mês e em dezembro último foram causadas por uma sucessão de fatores, entre os quais um problema técnico no alimentador instalado no subestação no centro da cidade e o trabalho de instalação de redes alternativas de abastecimento que ocorrem no bairro Bomplant e no lado oposto da cidade, Rua Roberto Seidel, em direção ao Bairro XV de Novembro e Vila Izabel. “Para evitar os cortes programados, as equipes estão trabalhando com a linha viva, ou seja, energizada e por uma questão de segurança, o sistema é programado para ficar mais sensível e não religar no caso de imprevistos. Neste período, houve o choque de um caminhão com a rede elétrica, um cabo que se soltou, além do vento que provoca queda de árvores sobre a fiação”, destacou.

Danilson Wolff também admitiu que pelo menos numa ocasião, o equipamento que sinaliza a falta de energia para que possa ser feita a transferência à rede alternativa, apresentou falhas, fato que provocou uma demora no restabelecimento. A falta de contato com as equipes das empresas privadas que realizam a ampliação das melhorias no sistema provocada pelo incidente envolvendo a queda das torres no morro das antenas, foi outro agravante. “Não podemos dizer que isso não vai mais acontecer porque é um período do ano de muitas intemperes, mas estaremos procurando atender às reivindicações apresentadas. Vir aqui, não é um favor meu, mas sim uma obrigação”, destacou.

Sobre as podas da vegetação próxima à rede, o gerente da Celesc destacou que há uma empresa contratada para este fim, mas reconheceu que a estrutura é pequena para atender à demanda regional.