Google e Facebook devem retirar do ar anúncios falsos do Desenrola

Geral

28/07/2023 - 08:40:57 | 1 minutos de leitura

Google e Facebook devem retirar do ar anúncios falsos do Desenrola

A Secretaria Nacional do Consumidor mandou Google e Facebook retirarem do ar anúncios falsos do programa Desenrola Brasil, que têm sido usados por estelionatários. A multa por desobediência é de R$ 150 mil por dia.

As plataformas terão 48 horas para remover os conteúdos, sob pena de multa de R$ 150 mil por dia. As redes sociais também devem adotar “as cautelas necessárias para que conteúdo dessa natureza não voltem a ser veiculados”.

Em 10 dias, o Google e o Facebook também deverão apresentar um relatório de transparência sobre as medidas adotadas para limitar a propagação desses materiais.

Alguns dos conteúdos patrocinados se fazem passar por intermediários que prometem ajudar na adesão ao programa. Esse suposto serviço é oferecido em sites que fingem verificar se a pessoa tem direito ao benefício ou redirecionam para atendimento personalizado falso no WhatsApp.

Os responsáveis pelas fraudes têm como intenção roubar dinheiro das vítimas, que acreditam estar quitando suas dívidas, além de também buscam obter dados pessoais, como CPF, informações bancárias e detalhes das contas em redes sociais.

A Meta e o Google afirmaram que removem esses anúncios falsos assim que são identificados.

Fonte G1. Foto divulgação jornal O Tempo