Governo Lula faz demissão em massa e exonera 1.204 servidores que eram chefes no governo Bolsonaro

Política

03/01/2023 - 09:09:48 | 1 minutos de leitura

<strong>Governo Lula faz demissão em massa e exonera 1.204 servidores que eram chefes no governo Bolsonaro</strong>

Ministro da Casa Civil afirma que mais ocupantes de cargos comissionados serão demitidos nos próximos dias.

No primeiro dia do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 1.204 servidores que desempenhavam funções de confiança na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foram exonerados.

A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). O petista disse ainda que há mais exonerações a serem publicadas nos próximos dias.

A equipe do ministro nega, no entanto, que a máquina pública será paralisada. Segundo secretários da Casa Civil envolvidos na organização da estrutura ministerial, as exonerações foram concentradas nos cargos mais altos dos ministérios e da Presidência, todos comissionados.

Ao longo da transição, Rui Costa rejeitou a ideia de que promoveria uma "desbolsonarização" do governo, com ampla demissão de funcionários, com recorte ideológico.

Quando assumiu em 2019, a equipe ministerial do ex-presidente Jair Bolsonaro, representada por Onyx Lorenzoni, então ministro da Casa Civil, prometia "despetizar" a máquina federal.

Algumas demissões de centenas de funcionários, porém, provocaram problemas e chegaram até a ser revertidas por alguns dias.