Homem é flagrado pela PM descartando lixo próximo ao Rio Itapocu

Flagrante

05/08/2023 - 08:18:39 | 2 minutos de leitura

Homem é flagrado pela PM descartando lixo próximo ao Rio Itapocu

Na  última quarta-feira, as câmeras de segurança da Polícia Militar de Jaraguá do Sul flagraram um homem na ponte pênsil da Vila Baependi/Centro descartando partes de móveis nas margens do Rio Itapocu. O ato é uma infração ao Código de Posturas e o infrator fica sujeito às penalidades previstas no código. Ainda pode haver agravante caso o lixo tenha sido depositado em área de preservação, que é o caso, o que pode caracterizar crime ambiental.

O Ponto de Entrega Voluntária (PEV) é o local apropriado para fazer esse tipo de descarte. É um serviço oferecido pelo Município, por meio do Samae, destinado a pessoas físicas que têm materiais sem utilidade para descartar. Os tipos de materiais aceitos são pneus, móveis velhos, eletroeletrônicos, colchões velhos, plásticos, metais. Não são aceitos lixo doméstico, resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como agrotóxicos. Lâmpadas fluorescentes devem ser devolvidas à loja que vendeu as lâmpadas, pois os estabelecimentos as recolhem depois de inutilizado.

O endereço do PEV é Rua Leocádio Osmar Rodrigues, s/n - Vila Lenzi, próximo à Arena Jaraguá. O telefone para informações é o 3273-8008. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas. Sábado, das 8 ao meio-dia. O serviço é gratuito, basta levar o material até o PEV.

A população pode denunciar casos de descarte irregular de entulho. Os números são o 190 da Polícia Militar e/ou a Ouvidoria da Prefeitura, pelo 0800-642-0156 ou aplicativo Jaraguá na Mão.

Fonte PMJS/Crédito das imagens: PMSC