Hospital Jaraguá realiza a 3ª Caminhada do Prematuro no sábado (19), no Parque Linear Via Verde

Eventos

18/11/2022 - 09:40:56 | 3 minutos de leitura

<strong>Hospital Jaraguá realiza a 3ª Caminhada do Prematuro no sábado (19), no Parque Linear Via Verde</strong>

O novembro também é roxo! Este é o mês mundial de sensibilização para a causa da prematuridade e, para conscientizar a população da região sobre o assunto, neste sábado (19), ocorre a 3ª Caminhada do Prematuro do Hospital Jaraguá, no Parque Linear Via Verde. O ponto de encontro será no palco, a partir das 8h30. Em caso de chuva, a ação será transferida para o dia 26 de novembro, no mesmo local.

A caminhada ocorre na semana deste dia 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. A data, assim como a campanha Novembro Roxo, têm como objetivo trazer ao debate público às questões, cuidados e mesmo a possibilidade de prevenção do nascimento prematuro, ou seja, de bebês com idade gestacional menor que 37 semanas.

Segundo o Ministério da Saúde, o parto prematuro é a principal causa da mortalidade infantil antes dos 5 anos. Crianças que nascem precocemente, além do alto risco de morte, também podem ter problemas futuros como dificuldade no desenvolvimento digestivo, respiratório, de linguagem e do desenvolvimento global. Uma das formas mais importantes de prevenção é a realização de um pré-natal eficiente.

“Bebês prematuros requerem um cuidado minucioso, humanizado e multidisciplinar para seu desenvolvimento. Além de uma equipe de excelência no atendimento, a presença dos pais é fundamental neste processo. Tanto que o tema da campanha do Novembro Roxo deste ano é ‘Garanta o contato pele a pele com os pais do bebê prematuro desde o momento do nascimento’”, explicou a médica pediatra, neonatologista e coordenadora médica da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Jaraguá, Dra. Janaina Ney Campelo.

Para Jaraguá do Sul e região, a referência é o Hospital Jaraguá que realiza, em média, 370 partos prematuros por ano. A maternidade possui uma rede de apoio especializada para o atendimento dos prematuros com equipe multidisciplinar formada por profissionais e especialistas de áreas como medicina, enfermagem, fonoaudiologia, psicologia, nutrição, serviço social, fisioterapia e até mesmo clínica pastoral.

A 3ª Caminhada do Prematuro pretende, justamente, reunir as equipes do Hospital Jaraguá com os pais e bebês que nasceram de forma prematura na unidade. Mas qualquer pessoa pode participar do momento e, inclusive, adquirir a camiseta do ‘Novembro Roxo’. As camisetas estão sendo vendidas no Bazar dos Voluntários, que fica anexo ao hospital, pelo valor de R$ 25. O horário de atendimento é das 9h às 17h. O valor da camisa será revertido em prol da assistência aos prematuros do Hospital.