IA: o fator que pode impulsionar o crescimento econômico global

Tecnologia

07/09/2023 - 09:13:05 | 2 minutos de leitura

IA: o fator que pode impulsionar o crescimento econômico global

O termo inteligência artificial virou tendência recentemente e gera curiosidade nas pessoas. Daí a existência de muitos mitos que o acompanham, mas também as contribuições que essa disciplina de TI está fazendo aos setores produtivos. De sistemas que ajudam os governos até software que facilita as tarefas de pesquisa no meio acadêmico e a automação de procedimentos em diversos setores.

A IA é uma das áreas da ciência da computação e do desenvolvimento tecnológico com maior projeção econômica no curto, médio e longo prazo. De acordo com o estudo “Inteligência Artificial: Valor de Mercado Global 2021-2030”, publicado pela Statista, o valor pode ultrapassar a marca de 300 bilhões de dólares até 2025.

Por outra parte, The Economist Intelligence Unit preparou o estudo “Intelligent economies: AI’s transformation of industries and society”, que descreve como a IA está no caminho certo para transformar a economia global e as organizações em todo o mundo – de acordo com uma pesquisa com mais de 400 executivos de empresas internacionais e funcionários públicos do setor. Nos próximos cinco anos, 90% dos entrevistados esperam que a IA tenha um impacto positivo no crescimento, 86% acreditam que ela terá um efeito determinante na produtividade e 84% na inovação e 69% na criação de novos empregos. Isso significa que a maioria dos entrevistados espera melhorar a sustentabilidade do crescimento econômico em face dos desafios futuros.

  Fonte Olhar Digital/foto shutterstock/jittawit21