Jaraguá do Sul é presenteada com nova Estação Cultural

Eventos

18/07/2023 - 07:55:57 | 3 minutos de leitura

Jaraguá do Sul é presenteada com nova Estação Cultural

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), entregou à comunidade ontem (17) a nova Estação Cultural no Centro Histórico do Município, na Rua Getúlio Vargas, 405. O evento fez parte da programação do aniversário de 147 anos de Jaraguá do Sul. No local funcionarão os programas Bolsa Técnico Cultural e Incentivando Talentos. As duas iniciativas já contam com mais de dois mil alunos (jovens e adultos), participando das turmas de danças urbanas, danças criativas, ballet infantil, jazz, musicalização infantil, percussão, violão, violino, canto, técnica vocal, ukulelê, artes visuais, flauta, patinação artística e teatro.

Atualmente, as aulas estão distribuídas em diversos horários (matutino, vespertino e noturno), em aproximadamente trinta locais espalhados pela cidade. As novas salas da Estação Cultural, soma com outras já existentes. “Serão disponibilizadas mais turmas para a população, pois a demanda cresce a cada dia” previu da supervisora do Programa Bolsa Cultural, professora Angélica de Freitas. Durante o ato de inauguração também foi promovida assinaturas com as oito entidades contempladas pelo Programa Incentivando Talentos. São elas: Jhoe Escola de Música, Centro Cultural Escola da Música, Centro Cultural Neue Heimart, Elisse Ornellas, Dançar A2, Equilibrium, Ponto Ser Espaço Alternativo e Sociedade de Cultura Artística (Scar).

Investimento - Iniciada em julho de 2022, a obra contemplou o restauro da edificação de 455 metros quadrados, tombada pelo Patrimônio Histórico, pintura e execução de piso em concreto de 125 metros quadrados, além da cobertura (forro e telhado) de todo o espaço. A engenheira responsável pela obra, Silvana Regina Louro Lacerda, explica que também foram reformados os banheiros (dentro dos critérios de acessibilidade), expositores, além do antigo e tradicional relógio do prédio da Estação que agora volta funcionar normalmente. O custo final da restauração foi de R$ 1.228.573,86, recursos do próprio Município.

Histórico - O local onde agora funciona a nova Estação Cultural era o prédio da antiga Estação Ferroviária II, inaugurada em 1943 em estilo arquitetônico futurista para a época e que operou com o transporte de passageiros até o início da década de 1990. Entre os anos de 1950 e 1970 o espaço foi um dos pontos essenciais do desenvolvimento econômico do Município, tanto no transporte de passageiros como no de cargas, sendo um importante entroncamento e transbordo rodoferroviário entre as regiões Sudeste e o extremo Sul brasileiro. Tombado em 1998, foi restaurado em 2008. Já abrigou a extinta Fundação Cultural, a Diretoria de Cultura de Secel e o Museu da Paz da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que continuará ocupando parte do imóvel.