Jaraguá do Sul fecha 2022 com saldo positivo para vagas de emprego

Economia

02/02/2023 - 18:11:31 | 2 minutos de leitura

<strong>Jaraguá do Sul fecha 2022 com saldo positivo para vagas de emprego</strong>

Informação consta no último boletim do Caged divulgado esta semana. Indústria foi a maior geradora de postos de trabalho no Município durante o ano passado.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho divulgou esta semana a atualização de seus números no País referente ao ano de 2022. Santa Catarina foi o sétimo estado do Brasil na lista de criação de postos de trabalho neste período. De acordo com o levantamento do Caged registrou, entre admissões (35.455) e demissões (33.934) um saldo positivo de 1521 vagas no período.

A exemplo do próprio Estado, o resultado do Município - que durante boa parte dos últimos 12 meses ficou entre as 10 melhores cidades na geração de emprego – também foi afetado por uma queda ocorrida no último mês de 2022 que registrou um saldo negativo de 1435 vagas.

Das 35.445 admissões jaraguaenses feitas ao longo do ano passado o segmento da Indústria foi o que mais contratou sendo responsável por 39,8% destas contratações. Na segunda posição ficou o setor de serviços com 31,6% destas vagas, seguido pelos setores do Comércio (22,7%), Construção Civil (5,4%) e Agropecuária (0,09%).

Incentivo à geração de emprego – Dentre as políticas voltadas à geração de emprego e renda, a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sistema Fiesc, lançou há alguns meses o Portal Jaraguá Mais Empregos no qual consta vagas profissionais disponíveis no Sine, além de cursos profissionalizantes ofertados pelo Sebrae. O portal pode ser acessado pelo link www.jaraguadosulmaisempregos.santacatarinapelaeducacao.com.br, diretamente pelo site da Prefeitura (www.jaraguadosul.sc.gov.br/emprego), e ainda pelo aplicativo “Jaraguá na Mão”.

Além disso, o Município também busca apoiar eventos direcionados a esta área como o 1º Feirão de Empregos de Jaraguá do Sul que acontece neste sábado (4), das 9 às 18 horas no do Parque Municipal de Eventos. A iniciativa já conta com 51 empresas inscritas e vai ofertar mais de mil vagas de emprego àqueles que procuram uma oportunidade de trabalho. ““Emprego é sinônimo de desenvolvimento econômico e é isso que buscamos com o Feirão de Empregos. Vamos mostrar as oportunidades em aberto para os candidatos e trazer às empresas a mão de obra necessária”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação Thiago Sarmanho.