Jaraguá do Sul lança maior programa de Bolsas Esportivas da história

Em Foco

22/05/2023 - 07:23:17 | 3 minutos de leitura

Jaraguá do Sul lança maior programa de Bolsas Esportivas da história

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, promoveu na noite do dia 17, a cerimônia de assinatura dos Termos de Adesão entre o Município e atletas e paratletas aprovados, que serão beneficiados neste ano de 2023 com o aporte mensal do Programa Bolsa Desportiva Municipal.

O Bolsa Desportiva compreende os programas Bolsa Técnico e Bolsa Atleta, e é regido pela Lei Municipal nº 9.239/2022, de 19 de dezembro de 2022. Conforme a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry, é uma lei atual e transparente, que tem servido de base e modelo para diversos outros municípios que buscam a evolução no esporte. A lei consiste em suporte técnico e financeiro, como materiais esportivos, transportes, taxas federativas, alimentação, hospedagens, fisioterapia, para atender atletas não profissionais, paratletas e técnicos das 32 modalidades esportivas mantidas pela Secel.

Um suporte fundamental para o município alcançar grandes resultados em competição, segundo o prefeito Jair Franzner. “Fiz questão de ir a Blumenau e Timbó acompanhar um pouco da participação de Jaraguá do Sul nos Joguinhos Abertos do ano passado e senti muito orgulho dos nossos atletas quando recebi a notícia de que fomos campeões gerais. Conquista que foi possível graças aos investimentos nas nossas modalidades por meio das bolsas. Esta foi apenas uma conquista, tivemos outros excelentes resultados nos últimos tempos”, declarou. “E temos o compromisso de continuar nesta caminhada, pois em tempos difíceis como a gente está vivendo, com tantas armadilhas, o esporte ainda é a melhor terapia de convivência, de interação entre os jovens e um meio para manter a saúde física e mental, longe das drogas e de outros males”, completou.

Natália apresentou a evolução dos resultados esportivos e também do aumento no número de beneficiados com o programa. “Em virtude do planejamento bem organizado e comprometimento no trabalho da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, pelas comissões técnicas das modalidades e pelos atletas envolvidos, a cada ano cresce o número de conquistas nas competições alvo do município, aumentando, consequentemente, o número de atletas aptos a se inscreverem neste processo de seleção ao Programa Bolsa Desportiva Municipal”, disse ela.

Com repasse de cerca de R$ 4,5 milhões, serão atendidos 434 atletas e paratletas, a partir de 14 anos, que em virtude de seus resultados no ano 2022, conquistaram o benefício da Bolsa Atleta. A secretária reforça ainda que, “quando falamos de Bolsa Desportiva Municipal, nós temos que lembrar que no Bolsa Técnico, todos os mais de seis mil alunos atletas que estão no programa e que não são beneficiados pelo Bolsa Atleta, têm suporte em transporte, alimentação, hospedagem, materiais, pagamento de taxas, de inscrições nos eventos das federações, fisioterapia e todos os outros benefícios que também os atletas do Bolsa Atleta acessam”.