Jaraguá lança Escola de Programação para alunos do 6º ao 9º ano
05/04/2023 - 15:51:59 | 3 minutos de leitura

Com o objetivo de inserir os alunos da rede municipal na cultura digital e de linguagem de programação a Secretaria de Educação de Jaraguá do Sul lançou na terça-feira (4), no Centro de Inovação Novale Hub, a Escola de Programação da rede municipal de Jaraguá do Sul. Alunos do 6º ao 9º ano vão conhecer as metodologias empregadas nas áreas tecnológicas para resolução de problemas; terão acesso às diferentes linguagens de programação e à lógica de programação. Tudo isso conectado às exigências do mercado de trabalho que esses adolescentes e jovens vão encontrar.
Na cerimônia de lançamento estiveram presentes o prefeito de Jaraguá do Sul Jair Franzner, a secretária de Educação Emanuela Wolff, o presidente da Câmara Luís Fernando Almeida, o presidente do Novale Hub Luís Hufenüssler Leigue, o reitor da Católica de Santa Catarina (onde acontecerão as aulas de programação), Cleiton Vaz, o vice-presidente da Fiesc Célio Bayer e o presidente da Ferj Anselmo Ramos.
Em sua fala, o prefeito Jair Franzner destacou os feitos da Educação em Jaraguá do Sul, que é resultado de muito trabalho e de muita seriedade. “Hoje cedo, vesti a melhor camiseta do meu armário, a camiseta da PRIMEIRA ESCOLINHA DE PROGRAMAÇÃO DO BRASIL, um sonho que começamos a tirar do papel há alguns meses, e com muito empenho da Secretaria da Educação e da Católica de Santa Catarina, tornou-se realidade. Vamos preparar nossas crianças para o futuro, para as novas profissões”, enfatizou o prefeito.
O reitor da Católica SC Cleiton Vaz afirmou que programar ensina a entender lógica, a resolver problemas e entender o raciocínio matemático. “É um conhecimento que vai servir para a vida toda e gerar muitas oportunidades”, adiantou Vaz.
A secretária de Educação Emanuela Wolff disse estar muito feliz com o lançamento da Escola de Programação e com o novo ciclo de robótica 2023, que já acontecia em 2022 – parceria com o Centro de Inovação Novale Hub. “A gente precisa entender que a tecnologia não é só ter o hardware, a peça do computador, mas também fazer com que nossos alunos entendam como ela funciona e até ondem podem chegar tendo acesso ao conhecimento nessa área”, citou Emanuela .
50 MIL VAGAS ABERTAS
Diariamente, recebemos notícias sobre a evolução do mercado de trabalho na área de Tecnologia da Informação. Há uma estimativa que existam atualmente no Brasil 50 mil vagas de trabalho como programador abertas. A carência de mão de obra especializada em programação não é só um problema do nosso país, ela é internacional. No mundo, passam de 500 mil oportunidades de trabalho. Dois pontos são a base para quem pretende ingressar neste mercado: aprender Lógica de Programação e Lógica Orientada Objetos.
- 14 NovBrasil tem 7 universidades entre as 10 melhores da América LatinaLEIA MAIS
- 15 OutOito em cada 10 adultos defendem a proibição de celulares em escolasLEIA MAIS
- 12 SetProfessor é preso por aplicar golpe mata-leão em aluno de 5 anosLEIA MAIS
- 20 AbrGoverno propõe 9 porcento de reajuste para os servidores da educação em 2025LEIA MAIS
- 18 AbrLarvas são encontradas em merenda de escola em ItajaíLEIA MAIS
- 17 AbrAo menos 48 universidades federais e 71 institutos estão em greveLEIA MAIS
- 06 MarProjeto de lei para limitar o uso de celulares nas escolas de SC está sendo analisado pela AlescLEIA MAIS
- 28 FevUFSC nega matricula a estudante de 14 anos que passou para medicinaLEIA MAIS
- 14 FevNova secretária de Educação tem mais de 30 anos de experiência na áreaLEIA MAIS