Julho foi o mais quente já registrado no mundo, dizem cientistas da UE

Mundo

09/08/2023 - 09:47:08 | 1 minutos de leitura

Julho foi o mais quente já registrado no mundo, dizem cientistas da UE

O mês passado foi o julho mais quente já registrado, com temperaturas anormalmente altas registradas tanto na terra quanto no mar, disse o painel de mudanças climáticas Copernicus, da União Europeia, ontem.

Os cientistas alertaram no final do mês passado que julho estava a caminho de se tornar o mês mais quente do mundo já registrado.

"Acabamos de testemunhar as temperaturas globais do ar e as temperaturas globais da superfície do oceano estabelecendo novos recordes históricos em julho", afirmou ela.

"Isso mostra a urgência de esforços ambiciosos para reduzir as emissões globais de gases de efeito estufa, que são o principal fator por trás desses recordes."

Junho também superou o recorde anterior de temperatura daquele mês, de acordo com a Copernicus, que baseia seus cálculos em um conjunto de dados que remonta a 1950.

Temperaturas sufocantes têm afetado áreas consideráveis do planeta, com recordes de calor registrados desde o Vale da Morte, no Estado norte-americano da Califórnia, até um município do noroeste da China, enquanto o Canadá e o sul da Europa combatem incêndios florestais.

Fonte Terra/foto Reuters divulgação