Limpeza nas Cataratas do Iguaçu recolhe mais de 120 quilos de moedas jogadas por turistas

Geral

06/06/2023 - 08:35:50 | 2 minutos de leitura

Limpeza nas Cataratas do Iguaçu recolhe mais de 120 quilos de moedas jogadas por turistas

O trabalho é feito para proteger as espécies que vivem na região, já que os metais das moedas podem contaminar a água e colocar os animais em risco.

Funcionários e voluntários se reuniram ontem, segunda-feira para retirar milhares de moedas jogadas por turistas nas Cataratas do Iguaçu. Tradição para muitos que visitam a atração turística, o ato de jogar moeda e fazer um pedido é proibido, gera acúmulo no rio e preocupa especialistas.

Os metais que compõem as moedas, como níquel e cobre, podem contaminar água. Além disso, aves e peixes acabam ingerindo as moedas por confundirem o brilho comas presas, o que pode causar sérios problemas. Então, por causa desses riscos, todos os anos é preciso fazer a limpeza. Até o início da tarde, haviam sido recolhidos cerca de 120 quilos de moedas do Brasil e outros 40 países.

As moedas jogadas do alto das cataratas acabam se acumulando entre as pedras e ficam presas nos buracos. Por isso, a limpeza é feita com equipamentos de segurança para evitar acidentes.

O dinheiro recolhido vai ser doado para uma instituição. No ano passado, o montante recolhido foi de R$ 2 mil em moedas.

Fonte- G1— Foto: TV Globo/Reprodução