Maior turbina eólica do mundo sobrevive a tufão e bate recorde de geração de energia

Mundo

07/09/2023 - 11:30:44 | 2 minutos de leitura

Maior turbina eólica do mundo sobrevive a tufão e bate recorde de geração de energia

 Ela ocupa uma área de cerca de 50 mil metros quadrados, o equivalente a sete campos de futebol padrão. O cubo da turbina tem 146 metros de altura, o equivalente a um prédio de 50 andares. A estrutura foi instalada em junho no parque eólico offshore Zhangpu Liuao Fase 2 no sudeste da província de Fujian, na China, e entrou em operação em 19 de julho.

Em 1º de setembro, a turbina eólica enfrentou ventos de velocidade de cerca de 85 km/h e um pico de 23,56 metros por segundo diante do tufão Haikui. As informações são da Electrek. Para continuar funcionando nessas condições atípicas, a estrutura conta com um sistema inteligente. Isso porque as tecnologias tradicionais travam automaticamente suas pás para evitar sobrecarga quando as velocidades do vento excedem 25 metros por segundo.

Já a turbina inteligente pode ajustar suas pás em tempo real, continuando a gerar eletricidade. Foi assim que ela produziu 384,1 megawatts-hora em 24 horas, o suficiente para abastecer quase 170 mil residências. Dessa forma, foi estabelecido o novo recorde mundial de geração de eletricidade para uma turbina eólica individual em um único dia. A marca anterior era de meados de agosto, quando o protótipo V236-15.0 MW da gigante dinamarquesa Vestas produziu 363 megawatts-hora de energia em um único dia.

Fonte Olhar Digital/ Imagem: Divulgação/ Goldwin)