Mais de 300 pinguins são encontrados mortos em praias de SC após passagem de ciclone

Meio Ambiente

04/10/2023 - 09:34:13 | 2 minutos de leitura

Mais de 300 pinguins são encontrados mortos em praias de SC após passagem de ciclone

Cerca de 315 pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) foram encontrados encalhados e mortos nas praias de Itapoá, São Francisco do Sul e Balneário Barra do Sul, por conta da passagem de um ciclone extratropical no começo de setembro, de acordo com o Projeto de Monitoramento de Praia da Bacia de Santos (PMP-BS).As aves não-voadoras foram encontradas entre os dias 6 e 8 de setembro. Segundo o projeto, de junho a setembro, os animais migram das suas colônias na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile para as águas brasileiras em busca de alimento.

Porém, por conta do ciclone, eles têm dificuldades em escapar das fortes ondas e ventos, visto que respiram fora da água, e se afogam. Os mais afetados foram os juvenis, por serem inexperientes. Aproximadamente 95% dos pinguins estavam em avançado estágio de decomposição ou predação. Foram encontrados 65 pinguins mortos em Itapoá, 248 em São Francisco do Sul e dois em Balneário Barra do Sul.

— O aparecimento de carcaças nas praias é maior durante a ocorrência de ciclones em função dos ventos do oceano em direção a terra. Em geral, esses animais morrem em alto mar e acabam encalhando, dias depois, nas praias, já em decomposição avançada e com indícios da ação dos necrófagos — comenta a coordenadora local do PMP-BS/Univille, Jenyffer Vierheller.

Fonte nsc/ Foto: PMP-BS/Univille