Mais de 7 mil toneladas de materiais recolhidos na coleta seletiva

Meio Ambiente

10/02/2023 - 18:16:44 | 2 minutos de leitura

<strong>Mais de 7 mil toneladas de materiais recolhidos na coleta seletiva</strong>

O Samae de Jaraguá do Sul coletou 7.242,34 toneladas de materiais em 2022, por meio do Programa de Coleta Seletiva Saco Verde. A maior parte dos materiais coletados foram plásticos, papéis e metais. Após a coleta, os materiais são encaminhados para as 12 cooperativas credenciadas com a autarquia de forma gratuita, para receberem a destinação correta.

De acordo com o presidente do Samae, Onésimo Sell, “o trabalho realizado pelas cooperativas de reciclagem é fundamental para o programa de coleta seletiva. Todo material recolhido acaba gerando renda para os cooperados, com a venda destes materiais. Hoje temos mais de 100 famílias que estão diretamente envolvidas com as cooperativas e tiram deste trabalho o seu sustento. Além de contribuirmos com o meio ambiente, este trabalho ajuda as pessoas”.

Atualmente, mais da metade da população jaraguaense, ou seja, 62% já participa da coleta seletiva. Onésimo reforça “que é importante que a população separe corretamente os resíduos, utilizando o saco verde que é um incentivo para coleta seletiva ou utilizando outras embalagens como sacolas plásticas, caixas de papelão e sacos de lixo”.

A coleta seletiva traz inúmeros benefícios sociais e ambientais como: diminui a poluição do solo, da água e do ar; mantém a cidade limpa; evita o entupimento de bueiros e enchentes; reduz o consumo de energia; aumenta a vida útil dos aterros sanitários; diminui o risco de proliferação de doenças; e promove a inclusão social, com geração de emprego e renda para diversas famílias.