Mais investimento em literatura para alunos da rede municipal

Educação

26/04/2023 - 07:46:33 | 2 minutos de leitura

Mais investimento em literatura para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Educação, começou a entregar nas escolas e centros de educação infantil da rede os livros que integram o projeto “Minhas leituras, minhas memórias." A iniciativa tem como objetivos fomentar o gosto pela leitura, dentro e fora do ambiente escolar, para que o aluno se torne um leitor de múltiplos gêneros literários, além de desenvolver a competência leitora dos alunos, ofertando obras literárias para compor seu acervo pessoal.

“Sabemos da importância de inserir os alunos no universo literário. Isso traz muitos benefícios. Por meio da leitura as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa”, pontua a secretária de Educação, Emanuela Wolff.

O projeto está dividido em dois momentos (semestres). Em cada etapa, os alunos receberão uma obra literária, totalizando duas obras por aluno, durante o ano letivo. Esses livros serão utilizados em atividades pedagógicas/literárias, realizadas pelos professores do pré ao 5º ano e de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano. As ações literárias, organizadas a partir da leitura dos livros do projeto, serão inseridas no drive compartilhado da unidade escolar, em pasta específica - denominada ‘Aulas de leitura’.A diretora da Escola Municipal de Educação Básica Atayde Machado, no bairro Czerniewicz, Edite Helena Hang, avalia de forma positiva o projeto.

“É magnífico, porque a gente sabe que o desenvolvimento infantil vem a partir da leitura, do conhecimento, de trabalhar com os livros. Este projeto vem de encontro com tudo isso”.

Os alunos Arthur e Heloise, ambos do 1º ano, receberam o livro “Bicholetra”, que tem tudo a ver com infância e combina sonoridade, fantasia e brincadeira, unindo poesia e ilustração. Os assuntos abordados nas obras literárias foram escolhidos conforme a série do aluno. Misturam brincadeira com literatura (para anos iniciais), passando por gêneros da literatura (como poesia e contos, por exemplo), até os títulos clássicos da literatura e temas contemporâneos transversais.

Valores investidos pelo Município no projeto:

2022 – R$ 3.951.040,20 (entregues 3 obras literárias por aluno, sendo 1 por trimestre)

2023 – R$ 2.020.059,17 (entregue 1 obra, referente ao 1º semestre, vez que em 2023, serão 2 exemplares por aluno)