Mulheres trans são proibidas de participar de torneios mundiais de xadrez

Mundo

18/08/2023 - 08:29:23 | 2 minutos de leitura

Mulheres trans são proibidas de participar de torneios mundiais de xadrez

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em francês) decidiu barrar a participação de mulheres trans de torneios internacionais oficiais nas categorias femininas. O anúncio foi feito em meio à realização da Copa do Mundo de Xadrez, em Azerbaijan – em que até computadores podem se cadastrar para jogar.

A determinação destacou ainda que mulheres trans "não têm direito" de competir em eventos oficiais para mulheres até que exista uma "análise mais profunda". Diz ainda que se uma enxadrista da categoria feminina transicionar para o gênero masculino, todos os títulos e prêmios serão abolidos (o que não deve acontecer para pessoas que transicionam do gênero masculino para feminino).

A medida foi recebida com repulsa por ativistas e grupos que apoiam os direitos de pessoas trans e direitos humanos. Mulheres trans que são atletas de alta performance em esportes físicos já são alvos de ofensivas por parte de federações de outros esportes ao redor do mundo. Este, no entanto, não é o caso do xadrez, que é um jogo estratégico que leva em conta habilidades com memória e concentração, por exemplo.

Segundo o The Guardian, a decisão foi publicada no início desta semana pela sede da Federação, que é baseada em Lausanne, na Suíça. A instituição afirma que tem recebido mais pedidos de reconhecimento de jogadores trans. Mas afirmam que, no caso de mulheres trans, é preciso que haja avaliação caso a caso, um processo que pode levar até dois anos para ser concluído. A Federação afirmou ainda que se tratam de "questões em evolução para o xadrez" e que é necessário que se desenvolvam no futuro “mais políticas" que estejam "de acordo com as evidências de pesquisa”. Não houve mais qualquer pronunciamento sobre o assunto até agora.

Fonte G1/Foto: Reprodução/Pexels