Navalny lança campanha anti-Putin e anti-guerra no início de novo julgamento

Mundo

20/06/2023 - 08:12:26 | 2 minutos de leitura

Navalny lança campanha anti-Putin e anti-guerra no início de novo julgamento

O político russo Alexei Navalny anunciou o início de uma nova campanha em massa contra o presidente Vladimir Putin e a guerra na Ucrânia nesta segunda-feira, quando começou seu mais recente julgamento na prisão, enfrentando uma possível sentença de várias décadas atrás das grades.

Navalny, de 47 anos, já está cumprindo sentenças totalizando 11 anos e meio, e agora enfrenta uma série de acusações ligadas à suposta atividade "extremista". Absolvições de figuras da oposição são praticamente inéditas na Rússia.

Navalny, parecendo magro com cabelo curto e vestido com um uniforme preto de prisão, levantou-se e falou em voz alta por três minutos. Ele exigiu, sem sucesso, acesso ao tribunal para seus pais idosos e contestou a autoridade do juiz de Moscou para julgá-lo em uma prisão longe da capital.

Os partidários de Navalny acusam Moscou de tentar quebrar a resistência do opocisionista na prisão, onde ele passou longos períodos em confinamento solitário, para silenciar suas críticas a Putin. O Kremlin diz que seu caso é puramente uma questão judicial. "Não estamos acompanhando este julgamento", disse o porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, a repórteres.

Navalny, que publica nas redes sociais por meio de seus advogados e aliados, e na década de 2010 levou dezenas de milhares de pessoas às ruas, pediu aos russos que "unissem forças na luta contra as mentiras de Putin e a hipocrisia do Kremlin".

O movimento de Navalny está banido de todas as atividades políticas, mas ele disse que ainda pode alcançar um impacto poderoso por meio de mensagens direcionadas, já que "toda avó agora tem WhatsApp e Telegram".

Apesar dos numerosos contratempos na guerra e das crescentes baixas russas, ele continua politicamente dominante e é amplamente esperado que busque e ganhe um novo mandato de seis anos em março próximo.

Fonte Terra/foto Dmitri Lovetsky/arquivo/AP Photo