Novale Hub assume gestão do Núcleo de Inovação de Schroeder

Região

12/05/2023 - 09:58:02 | 3 minutos de leitura

Novale Hub assume gestão do Núcleo de Inovação de Schroeder

A Prefeitura de Schroeder e o Novale Hub celebraram, na quarta-feira (10), o contrato de gestão para a criação de um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) na cidade. Serão mais de R$ 370 mil investidos nos próximos meses em uma iniciativa que cria a primeira ramificação do projeto no Vale do Itapocu. A previsão é que a estrutura esteja pronta para receber as primeiras empresas em até 90 dias.

A assinatura do contrato contou com a presença do prefeito em exercício de Schroeder, Lauro Tomczak, do presidente da Associação Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Luis Leigue e do CEO do Novale Hub, Nelson Martins de Almeida Netto, além de demais autoridades municipais e representantes da OS. No ato da assinatura, tanto o prefeito quanto os representantes do Novale Hub destacaram a importância do fomento à inovação, seja no processo de diversificação econômica ou na retenção de talentos no município, entre outras possibilidades.

De acordo com o prefeito em exercício, o NIT Schroeder deve se tornar referência na promoção de cultura inovadora na cidade, sendo “um celeiro para gerar e escalar negócios inovadores e porta de entrada para os serviços dirigidos ao empreendedor e investidores”. Ele completou ressaltando que será preciso apoio tanto do poder público quanto da iniciativa privada para fomentar empreendimento. Em sua fala, Leigue destacou também os avanços já obtidos com o Centro de Inovação Jaraguá do Sul, como a consolidação do ecossistema inovador, reforçando que esse mesmo processo deve ocorrer em Schroeder. Ele também apontou que o processo segue a legislação estadual sobre os incentivos à inovação, mas que só terá sucesso que receber amparo municipal. “A grande diferença nas cidades que fazem isso (Núcleo de Inovação) dar certo é que pessoas com o mesmo ideal estão discutindo o futuro”, afirmou.

A estrutura será instalada em um dos blocos do Centro de Ensino Técnico e Educacional Werner Ricardo Voigt, no Centro da cidade. No começo da operação, cinco salas estarão preparadas para receber as empresas, sendo que um dos espaços será mobiliado para ser um coworking, um espaço coletivo de trabalho para profissionais que não queiram ou não possam se instalar em uma sala privativa. Outras três salas servirão para o processo de incubação, além do espaço maior destinado para a empresa-âncora, que deve servir como força motriz para o ecossistema. O presidente da Associação Empresarial de Schroeder (Acias), Anderson Vieira, destacou que algumas empresas e empreendedores já foram pesquisados e passarão pela análise de potencial para integrar a estrutura.

Paralelamente à montagem do espaço físico, o NIT Schroeder terá também equipe técnica para atender as empresas, além da condução dos processos de incubação e desenvolvimento de produtos, gestão e governança e ativação do ecossistema local. Serão R$ 371.476,00 investidos nos próximos 12 meses para a execução dos trabalhos.