Novo método revolucionário para acabar com a poluição da água

Geral

09/09/2023 - 08:53:44 | 2 minutos de leitura

Novo método revolucionário para acabar com a poluição da água

Não é raro associar as cianobactérias à poluição da água. Elas estão associadas à proliferação de algas verdes-azuladas, que, por sua vez, impedem a entrada de oxigênio em lagos e rios e pode causar a morte dos animais. No entanto, cientistas da Universidade da Califórnia acharam um jeito de usar essas bactérias a nosso favor e contra elas mesmas: um material impresso em 3D vai incorporar esses micróbios e será usado para purificar a água poluída. No final do processo, as cianobactérias se matarão por conta própria.

Trata-se de um material feito de polímero natural derivado de algas chamado alginato. Segundo o site Universidade da Califórnia em San Diego, para o funcionamento, ele é combinado com cianobactérias vivas Synechococcus elongatus. No entanto, essas bactérias foram modificadas geneticamente para produzir uma enzima chamada lactase, que é capaz de decompor substâncias poluentes presentes na água, como antibióticos, farmacêuticos e corantes.

Para isso, o material é impresso em 3D em um formato semelhante a um waffle, com proporções adequadas de área e volume para comportar as cianobactérias perto da superfície, onde poderão acessar oxigênio, nutrientes e luz solar que as fazem viver, além dos próprios poluentes na água.Quando testado, o material com as cianobactérias neutralizou o índigo carmim presente na água, um corante tóxico empregado na produção de jeans e que é escoado para os rios e lagos.

Fonte Olhar Digital/ foto overlay-clevercloseLogo