Número de voos cresce 40% em um ano no Brasil, diz Anac

Economia

10/08/2023 - 08:21:37 | 2 minutos de leitura

Número de voos cresce 40% em um ano no Brasil, diz Anac

Somando os mercados doméstico e internacional, foram transportados 98 milhões de passageiros em 2022.

De acordo com a Anac, os indicadores mostram uma forte recuperação no setor depois dos impactos provocados pela pandemia

De acordo com a Anac, os indicadores mostram uma forte recuperação no setor depois dos impactos provocados pela pandemia

REUTERS/Ricardo Moraes

O anuário do transporte aéreo de 2022, divulgado nesta terça-feira (8) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostrou que no ano passado foram realizados cerca de 830 mil voos no país, representando um aumento de 39% em relação a 2021.

Somando os mercados doméstico e internacional, foram transportados 98 milhões de passageiros em 2022. De acordo com a Anac, os indicadores mostram uma forte recuperação no setor depois dos impactos provocados pela pandemia.

Na aviação executiva, os números também são positivos. O setor, que teve um “boom” durante a paralisação de voos comerciais, continua acumulando saldo positivo. Em especial no volume de vendas.

De acordo com um levantamento feito pela empresa Líder Aviação, no 1º semestre de 2023, o volume de transações de aeronaves novas no mercado brasileiro foi 45% maior, em comparação ao 1º semestre de 2019. Já o volume de transações de aeronaves seminovas foi 120% maior, em relação ao mesmo período.

“A gente já tem atingido os números anteriores à pandemia e a expectativa é de crescimento. Isso serve para todos os segmentos da aviação executiva. A gente teve um aumento de 36% no número de horas voadas se comparado ao ano passado e no caso da venda de aeronaves a gente viu que o mercado está reaquecido”, afirma Bruna Assumpção, diretora superintendente da Líder Aviação.

O Brasil tem a segunda maior frota de aeronaves da aviação geral do mundo — e ocupa a mesma posição quando se trata dos jatos executivos —, atrás apenas dos Estados Unidos, de acordo com Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag).

O país conta com uma frota de 9.696 aeronaves, em maio deste ano, que incluem turboélices, jatos e helicópteros. Esse é um crescimento de 2,5% em relação ao ano passado, de acordo com dados da Anac . O mercado de aviação de negócios está aquecido no Brasil”, afirma Rodrigo.

Fonte CNN/ foto /REUTERS/Ricardo Moraes