OMS pede à China "acesso total" para investigar origem da Covid

Saúde

18/09/2023 - 10:50:45 | 2 minutos de leitura

OMS pede à China

O diretor da OMS (Organização Mundial da Saúde) disse estar disposto a enviar uma nova missão de especialistas à China para descobrir a origem da Covid-19 e pediu “acesso total” numa entrevista ao Financial Times.

“Instamos a China a conceder acesso total e pedimos aos países que levantem a questão nas suas reuniões bilaterais (para encorajar Pequim) a cooperar”, declarou Tedros Adhanom Ghebreyesus. Tedros explicou que a OMS já pediu “por escrito” à China que “nos dê informações (…) e estamos dispostos a enviar uma equipa se nos permitirem”.

A comunidade internacional ainda não conseguiu determinar com certeza a origem da Covid. Embora, em princípio, os primeiros casos tenham sido detectados no final de 2019 em Wuhan (China), existem duas teorias opostas: uma fuga de um laboratório da cidade onde estes vírus foram estudados, ou que um animal infetou pessoas que frequentavam um mercado local. Uma equipa de especialistas liderada pela OMS e acompanhada por colaboradores chineses investigou o país no início de 2021.

Num relatório conjunto, inclinaram-se para a hipótese de que o vírus altamente contagioso foi transmitido por um animal que atuou como intermediário entre o morcego e o ser humano, possivelmente num mercado em Wuhan. Tedros afirmou mais tarde que "todas as hipóteses permanecem em cima da mesa". Nenhuma equipa conseguiu regressar à China e os funcionários da OMS exigiram repetidamente dados adicionais.

Fonte .r7/ foto DENIS BALIBOUSE/REUTERS