Operação desarticula organização criminosa responsável por fraudar processos licitatórios em SC

Segurança

29/09/2023 - 14:11:33 | 2 minutos de leitura

Operação desarticula organização criminosa responsável por fraudar processos licitatórios em SC

Na manhã  de ontem, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou a operação FUNDRAISING, que busca desarticular uma organização criminosa que teria fraudado diversos processos licitatórios e movimentado mais de R$ 18 milhões em recursos públicos.

A investigação, realizada pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público de Santa Catarina, pelo GAECO e pelo Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), apura práticas realizadas por meio de diversas empresas de fachada ou pessoas físicas utilizadas como “laranjas”, que influenciavam e direcionavam a construção de editais de licitação encaminhando modelos para serem aplicados por instituições públicas.

Em foco, a captação de recursos juntos aos órgãos legislativos com sede em Brasília, com a elaboração e acompanhamento de projetos voltados para municípios catarinenses de pequeno porte. A investigação do MPSC encontrou, além de indícios de fraudes licitatórias, indícios de contraprestação financeira a agentes públicos visto que, por diversas vezes, as empresas contratadas não realizaram o serviço contratado. Dessa forma, a organização teria concorrido e vencido 308 certames, celebrando contratos com 146 cidades catarinenses, dos quais foram pagos, segundo a investigação, um montante superior a R$ 18 milhões. Os crimes investigação são organização criminosa, corrupção passiva, corrupção ativa e fraude em licitação.

Em campo, as equipes cumprem 16 mandados de busca em Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Gravatal e em Brasília (DF). A operação conta com o apoio técnico do GAECO e Centro de Inteligência do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para o cumprimento das diligências na Capital Federal. Os mandados foram expedidos pela quarta câmara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

 Fonte scc10/Foto: GAECO/6