Outubro chuvoso: SC deve ter no máximo dois dias de sol consecutivos 

Geral

11/10/2023 - 10:04:25 | 2 minutos de leitura

Outubro chuvoso: SC deve ter no máximo dois dias de sol consecutivos 

O mês de outubro promete ser predominantemente chuvoso em Santa Catarina, com a região esperando ter no máximo dois dias consecutivos de sol durante todo o mês. A previsão é da meteorologista Camila Cardoso, que ainda alerta para uma nova frente fria que deve trazer mais dias de temporais para o Estado.

 Segundo Cardoso, após o feriado de Nossa Senhora Aparecida, a frequência das chuvas deve continuar, mas com uma intensidade menor que a registrada no final de semana dos dias 7 e 8. “Pode ter chuva, raios, trovões; outubro é sempre assim. No entanto, um cenário semelhante ao último final de semana é menos provável”, detalha.

O início do feriado, na quinta-feira (12), deve ser marcado por chuva e céu nublado em grande parte de Santa Catarina. Uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul é esperada para impactar o clima no Estado. As primeiras cidades a sentir os efeitos dessa mudança climática, ainda na noite de quarta-feira (11), devem ser aquelas que fazem divisa com o estado gaúcho. Conforme a meteorologista, essa chuva se intensifica e se espalha por outras regiões catarinenses na madrugada de quinta-feira, com volumes de precipitação podendo chegar a 90 milímetros. O próprio feriado não deverá ser diferente, com expectativa de chuva, possíveis temporais e temperaturas oscilando entre 18°C e 20ºC. Outra fonte, a Epagri/Ciram, acrescenta à previsão a possibilidade de chuva de granizo na data.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (13), o cenário indica céu nublado com possíveis chuvas esporádicas. No entanto, há uma luz no fim do túnel para os catarinenses: o sábado (14) e domingo (15) devem trazer aberturas de sol, especialmente na região Oeste do Estado.

Fonte e foto -Olhar Digital