Países se juntam para treino militar após China dominar mar usado de corredor para o comércio mundial

Mundo

22/09/2023 - 10:56:24 | 2 minutos de leitura

Países se juntam para treino militar após China dominar mar usado de corredor para o comércio mundial

Soldados das Forças Armadas dos dez países-membro da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) se reuniram para um ensaio militar para reagir à influência da China no Mar do Sul, já que o país comandado por Xi Jinping ampliou a área de águas internacionais a que tem ingerência. Trata-se do primeiro treinamento militar deste tipo entre Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura e Tailândia e outros países, que se encontraram no Mar de Natuna Sul, perto da costa de Brunei. Esse movimento é uma resposta ao aumento das tensões e também serve de protesto contra o que a China pratica nas águas da região.

O treinamento, com cinco dias de duração e sem foco em uso de armas, inclui ensaios para a segurança marítima, a patrulha das fronteiras e a distribuição de ajuda humanitária, informaram, em comunicado, as Forças Armadas da Indonésia. O Timor Leste, que está interessado em entrar na Asean, também participa do encontro militar. "Essa não é uma operação de combate porque a Asean é muito mais focada na economia. O treinamento é mais sobre atividades sociais", explicou Yudo Margono, chefe das Forças Armadas da Indonésia.

O ensaio ocorre em meio a protestos diplomáticos contra o lançamento pela China, no mês passado, de seu mapa de "linhas de 10 traços", que expande suas reivindicações para cobrir cerca de 90% do Mar do Sul da China. Essa área é estratégica e serve de corredor para o comércio mundial e movimenta, todos os anos, mais de US$ 3 trilhões (quase R$ 15 trilhões).

Fonte R7/ foto Bay Ismoyo