Parada Faça Bonito encerrou campanha do Maio Laranja 2023

Eventos

30/05/2023 - 09:26:33 | 3 minutos de leitura

Parada Faça Bonito encerrou campanha do Maio Laranja 2023

Ação referente ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes consistiu em panfletagem sobre o tema no Centro e em bairros da cidade

A Parada Faça Bonito ocorrida no sábado (27) nas ruas do Centro e de alguns bairros de Jaraguá do Sul marcou o encerramento da Campanha do Maio Laranja, alusiva ao 18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A ação consistiu na entrega de materiais informativos sobre o tema em áreas próximas a semáforos e contou com apoio dos profissionais do Município das áreas de Assistência Social, Saúde, Educação, Conselhos Tutelar e dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) além de estudantes de nível superior da Liga Acadêmica de Enfermagem da Unisociesc.

A programação do Maio Laranja em Jaraguá do Sul teve início no dia 8 deste mês nos sete Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), bairro Nova Brasília. Nestes locais foram formados grupos para discussão e sensibilização da temática com usuários adultos atendidos pelos nestes serviços. Estes grupos foram mediados pelos próprios servidores dessas unidades. As instalações dos centros também ganharam as cores da campanha Faça Bonito com cartazes e decorações alusivas.

Além disso, profissionais da Assistência Social também promoveram um trabalho de conscientização sobre o tema durante o Dia da Família, promovido no último dia 20 nas escolas e centros de Educação Infantil do Município.

Segundo dados do Creas, em 2022 foram atendidas 44 meninas e 19 meninos vítimas de abuso sexual, um total de 63 crianças e adolescentes. Já por exploração sexual registramos duas meninas vítimas. Neste ano, de janeiro a março foram atendidos aqui no Creas, seis meninas vítimas de abuso e outras três por exploração sexual.

Importância - A secretária de Assistência Social e Habitação da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Níura Demarchi, falou sobre a importância da campanha junto à sociedade. “Proteger a criança e o adolescente sabemos todos que é uma função de cada um de nós. Primeiro lugar da família, segundo lugar de toda a sociedade e por último do Estado que também vem como garantidor de direitos dessas nossas crianças e dos nossos adolescentes”, enfatizou

Níura também mencionou números referentes a este tipo de ocorrência no Município. “Em 2022, segundo dados do próprio Conselho Tutelar e dos nossos serviços especializados, tivemos mais de mil chamadas e denúncias configurando-se dentre elas mais 200 denúncias e 60 notificações com relação ao abuso sexual de crianças e adolescentes e entre elas caso de explorações sexual o que é muito triste nós termos isso no âmago da nossa sociedade.”

Níura destacou e agradeceu ainda o apoio das secretarias de Saúde e da Educação neste trabalho, além do próprio Conselho Tutelar e CMDCA. “Lançamos materiais, fizemos cartazes, participamos do Dia da Família das Escolas, entregando aí mais de 20 mil formulários e panfletos, explicando os mitos e verdades quanto a essa questão.” Por fim, a secretária de Assistência Social jaraguaense destacou o encerramento da campanha com a Parada Faça Bonito. “Foi um momento é pra chamar atenção pra essa pauta que é muito importante. Nós sempre dizemos: onde há uma criança violada tem alguma coisa que não está indo bem dentro daquela nossa sociedade. E a gente precisa cuidar disso. É nosso dever como adulto cuidar cada vez mais de nossas crianças e de nossos adolescentes.”, avaliou.