PF resgata mais de 220 vítimas de trabalho escravo no Pará

Segurança

04/09/2023 - 07:49:40 | 1 minutos de leitura

PF resgata mais de 220 vítimas de trabalho escravo no Pará

A Polícia Federal do Pará conseguiu resgatar mais de 220 pessoas vítimas de trabalho análogo à escravidão no interior do estado entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro. A instituição realizou a ação em fazendas de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Tomé Açu e Terra Alta.

A operação Zacimba Gaba, que contou com o apoio do MPT (Ministério Público do Trabalho) e da Superintendência Regional do Trabalho, encontrou irregularidades em cinco fazendas visitadas.

Em um destes locais, foi resgatado um adolescente de 15 anos que estava submetido a condições de trabalho que não são condizentes com a legislação brasileira.

Dentre as infrações encontradas, a Polícia Federal identificou alojamentos irregulares, com instalações elétricas precárias e banheiros inadequados. Nestas fazendas também não foi possível identificar o controle de horário dos trabalhadores.

Em nota, a Polícia Federal informou que o MPT e o Ministério do Trabalho darão assistência para as centenas de vítimas resgatadas pela instituição. Os trabalhadores encontrados nas plantações de açaí, dendê e soja poderão ser indenizados após ações na Justiça contra os responsáveis pelos locais.

 Fonte R7/ FREEPIK/ WIRESTOCK