Polícia europeia já classifica o PCC como um cartel

Segurança

02/08/2023 - 08:25:17 | 2 minutos de leitura

Polícia europeia já classifica o PCC como um cartel

A Europol, a polícia europeia, usou a expressão "cartel" para designar o Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa nascida nos presídios paulistas na década de 1990. O termo foi inserido em comunicado no relatório de maio de 2023 sobre a operação contra o tráfico de drogas na Espanha e em Portugal, em parceria com as polícias nacionais dos países e a Polícia Federal brasileira. Uma operação policial internacional apoiada pela Europol levou ao desmantelamento de um cartel brasileiro que inundava a Europa com cocaína.

A operação de maio foi um desdobramento de uma apreensão, em junho de 2022, de 800 quilos de cocaína escondidos num contêiner com sacos de açaí congelados saídos do Brasil, no porto de Sines, Portugal. A Europol explica que a razão para chamar o PCC de cartel é a concentração dentro do mesmo grupo criminoso das tarefas de venda e transporte de drogas para outros países e, sobretudo, ter pessoas da própria organização responsáveis pela lavagem do dinheiro.

"Os cartéis de drogas são grandes e sofisticadas organizações criminosas compostas de várias organizações e células de tráfico de drogas que se reúnem para controlar toda a cadeia do tráfico de drogas, incluindo transporte e lavagem de dinheiro. Como tal, o PCC é considerado um cartel de drogas pela Europol", explica a vice-porta-voz da polícia europeia, Claire Georges.

"A Europol não pode fazer nenhum comentário sobre a presença de membros do PCC na Europa especificamente. O que podemos dizer é que, nos últimos anos, o crime organizado brasileiro de forma mais geral tem tentado se estabelecer na Europa, particularmente quando se trata de tráfico de cocaína. Da mesma forma, as organizações europeias de narcotráfico estão cada vez mais presentes no Brasil", diz Claire Georges. Ela ainda acrescenta: "Por causa disso, a Europol intensificou sua cooperação estratégica com o Brasil, e a Polícia Federal brasileira agora tem dois agentes de ligação destacados na sede da Europol, em Haia. Esses agentes de ligação juntaram-se a uma rede de mais de 250 agentes de ligação de mais de 50 países e organizações com representação permanente na Europol".

fonter7/foto estadão