Por que SC foi o estado do país que mais recebeu imigrantes vindos da Venezuela

Geral

28/09/2023 - 08:47:07 | 2 minutos de leitura

Por que SC foi o estado do país que mais recebeu imigrantes vindos da Venezuela

Santa Catarina é o estado que mais acolheu venezuelanos em cinco anos no Brasil, segundo levantamento da Operação Acolhida, força-tarefa do governo federal em parceria com organizações sociais para atendimento e assistência aos imigrantes. Mesmo a 3,5 mil quilômetros da fronteira entre Brasil e Venezuela e sendo o segundo estado mais distante geograficamente do país vizinho, Santa Catarina recebeu 24 mil imigrantes entre o fim de 2018, pico da crise humanitária, e julho de 2023.

Depois de Santa Catarina, Paraná foi o estado que mais recebeu venezuelanos pela estratégia de interiorização: 19,9 mil. Em seguida, vem Rio Grande do Sul (17,1 mil), São Paulo (12,6 mil), Mato Grosso do Sul (6,1 mil) e Minas Gerais (5,8 mil). A Secretaria da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) do governo de Santa Catarina aponta que a escolha pelo estado está relacionada à "excelente qualidade de vida e ótimas oportunidades de emprego" .

Dentre as cidades, Chapecó, principal município e polo econômico do Oeste catarinense, foi a mais procurada pelos imigrantes, com cerca de 4,4 mil venezuelanos no período analisado. A cidade atribui a preferência a questões geográficas, profissionais, econômicas e ofertas de serviços públicos de saúde. A prefeitura destaca que o município faz fronteira com o Rio Grande do Sul, facilitando o deslocamento para outras regiões do país.

Fonte G1/ Foto: Luca Gebara/ Divulgação