Possibilidade de novo ‘tsunami meteorológico’ preocupa moradores de SC

Geral

15/11/2023 - 14:36:19 | 2 minutos de leitura

Possibilidade de novo ‘tsunami meteorológico’ preocupa moradores de SC

O tsunami, que atingiu a cidade de Laguna no sábado (11) deixou a população em estado de alerta. A Defesa Civil do Estado, em nota, reconheceu a possibilidade de ocorrência de um novo evento, embora ressalte que as probabilidades são reduzidas. O órgão relembrou um episódio semelhante em 2016, o chamado “tsunami meteorológico”, levantando a hipótese de que condições climáticas análogas poderiam desencadear o mesmo fenômeno.

O meteorologista Piter Scheuer caracterizou o evento de sábado como uma ocorrência atípica, condicionada à formação de tempestades marítimas. Ele esclareceu que, para a repetição do tsunami, seria necessário um cenário de tempestade severa sobre o oceano. Segundo Scheuer, o fenômeno resulta da combinação de altas temperaturas e a formação de tempestades em alto mar, que podem gerar micro explosões vendavais. No dia do tsunami, a temperatura na região alcançou marcos alarmantes, aproximando-se dos 40 °C.

Apesar das explicações técnicas, o fenômeno é considerado raro, com o especialista enfatizando a natureza isolada desses eventos. A Defesa Civil permanece em estado de vigilância, monitorando as condições climáticas e orientando a população sobre como proceder em casos de emergência, reforçando a importância da conscientização sobre fenômenos naturais extremos.

Fonte ND+ /Foto: Reprodução