Povo Xokleng comemora votação do STF que derrubou marco temporal
22/09/2023 - 10:48:32 | 2 minutos de leitura

Um profundo sentimento de alívio. Assim os Xokleng da Terra Indígena Laklãnõ, em José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, se manifestaram sobre a votação no Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a tese do marco temporal. Depois de dois dias de mobilização, quando acompanharam a votação da Corte, os indígenas comemoraram o resultado que reconhece sua história secular e não a data de 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. Como nem todas as pessoas têm TV em casa, as direções das duas escolas montaram telões. Ônibus escolares ajudaram a transportar a família Xokkeng. Especialmente os mais idosos, já que os mais jovens e as principais lideranças estavam em Brasília.
O professor da Escola Indígena de Educação Básica Laklãnõ, Abraão Kovi Patté, resumiu o sentimento de quem há meio século participa da trajetória: — A gente comemora em nome de quem lutou no passado e hoje e está em Brasília também. Mesmo os que já se foram são
Eram 15h10m, quando gritos, aplausos e cantos tomaram conta do local, no momento em que o ministro Luiz Fux acompanhou o voto do relator Edson Fachin: estava formada a maioria por seis votos a dois. Ainda assim, os Xokleng seguiram acompanhando os votos dos demais ministros. Mas foi impossível segurar a juventude que correu para o pátio da escola. Os Xokleng também soltaram fogos. Em seguida teve lanche (galeto e pão).
A ação do marco temporal teve origem no Estado de Santa Catarina através do Instituto do Meio Ambiente em relação à reserva do Sassafrás. Se o marco temporal fosse aceito, impactaria em cerca de 270 indígenas em todo o país devido ao que é juridicamente conhecido como marco temporal.
Fonte nsc/ Foto: Ângela Bastos/DC
- 03 AbrCai o número de brasileiros na lista de bilionários da Revista ForbesLEIA MAIS
- 03 AbrTaurus produzirá drone militar com arma, visão 4K e IA para reconhecimento de alvosLEIA MAIS
- 03 AbrMenino de 3 anos morre após ser esquecido pela tia dentro do carroLEIA MAIS
- 03 AbrIdosa usou pedra rara avaliada em R$ 6 milhões como peso de porta sem saberLEIA MAIS
- 02 AbrFamília denuncia creche após bebê voltar para casa com 12 mordidasLEIA MAIS
- 02 AbrSeis quiosques ligados a crimes como extorsão e ameaça são demolidos em praias de FlorianópolisLEIA MAIS
- 01 AbrCom fantasias de terror, alunos eram obrigados fazerem sexo com professoraLEIA MAIS
- 01 AbrFalha causa prejuízo de R$ 250 mil após ocasionar a morte de mais de 70 mil peixes em CorupáLEIA MAIS
- 01 AbrMãe que vendeu filha de 27 dias para empresária é presaLEIA MAIS