Primeiro trator adaptado para pessoas com deficiência do mundo é lançado no PR
19/08/2023 - 09:40:50 | 2 minutos de leitura

O agricultor Fernando Dalmolin não conseguia mais trabalhar desde o ano passado. Dono de uma pequena fazenda no interior do Paraná, ele sofreu um acidente e ficou paraplégico. Agora, com o trator adaptado, ele pode voltar a fazer o que mais gosta. "Fazer o meu trabalho, tranquilo, sozinho, autônomo e prático. Muito show de bola", disse Fernando.
O trator é produzido em uma montadora em Curitiba. Ele conta com uma plataforma de elevação para facilitar o acesso de quem tem deficiência nos membros inferiores. O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que quase 3 milhões vivem no meio rural.
"No campo, acho que os dados de população que gostaria de voltar ao mercado de trabalho é significativo e merece a nossa atenção", afirmou Eduardo Kerbauy, Vice-Presidente da New Holland América Latina.
Para tornar o trator acessível, além da plataforma, foi preciso alterar os comandos que geralmente são feitos com os pés. Para isso, o acelerador, o freio e a embreagem foram adaptados a um joystick. Se outra pessoa, que não tem deficiência, quiser operar a máquina, é só apertar um botão que os comandos voltam para os pedais.
Fonte Bad/foto divulgação rede social
- 03 AbrPercepção de que a economia piorou atinge maior índiceLEIA MAIS
- 03 AbrDeputado quer proibir governo de bancar viagens de JanjaLEIA MAIS
- 02 AbrMais de 452 mil trabalhadores da iniciativa privada contrataram empréstimos por meio do Crédito do TrabalhadorLEIA MAIS
- 02 AbrPreço médio do diesel em SC pode cair a R$ 6,19 após redução na PetrobrasLEIA MAIS
- 02 AbrHomem é preso ao receber pacote com dinheiro falso nos CorreiosLEIA MAIS
- 01 AbrAdolescente é esfaqueado em escolaLEIA MAIS
- 01 AbrHomem violentava e queimava com cigarro mulher mantida em cárcereLEIA MAIS
- 01 AbrJovem agride pai e assedia sexualmente a avóLEIA MAIS
- 31 MarBebê é a única sobrevivente de grave acidente que matou cinco jovens na BR-373LEIA MAIS