Primeiro trator adaptado para pessoas com deficiência do mundo é lançado no PR

Em Foco

19/08/2023 - 09:40:50 | 2 minutos de leitura

Primeiro trator adaptado para pessoas com deficiência do mundo é lançado no PR

O agricultor Fernando Dalmolin não conseguia mais trabalhar desde o ano passado. Dono de uma pequena fazenda no interior do Paraná, ele sofreu um acidente e ficou paraplégico. Agora, com o trator adaptado, ele pode voltar a fazer o que mais gosta. "Fazer o meu trabalho, tranquilo, sozinho, autônomo e prático. Muito show de bola", disse Fernando.

O trator é produzido em uma montadora em Curitiba. Ele conta com uma plataforma de elevação para facilitar o acesso de quem tem deficiência nos membros inferiores.  O Brasil possui mais de 17 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo que quase 3 milhões vivem no meio rural.

"No campo, acho que os dados de população que gostaria de voltar ao mercado de trabalho é significativo e merece a nossa atenção", afirmou Eduardo Kerbauy, Vice-Presidente da New Holland América Latina.

Para tornar o trator acessível, além da plataforma, foi preciso alterar os comandos que geralmente são feitos com os pés. Para isso, o acelerador, o freio e a embreagem foram adaptados a um joystick. Se outra pessoa, que não tem deficiência, quiser operar a máquina, é só apertar um botão que os comandos voltam para os pedais.

Fonte Bad/foto divulgação rede social