Príncipe Harry, Duque de Sussex presta depoimento em sua ação contra o Mirror Group Newspapers

Mundo

07/06/2023 - 09:42:23 | 3 minutos de leitura

Príncipe Harry, Duque de Sussex presta depoimento em sua ação contra o Mirror Group Newspapers

O duque de Sussex, príncipe Harry, chegou ao Supremo Tribunal de Londres para depor em sua ação contra o Mirror Group Newspapers, cujos títulos ele acusa de hacking telefônico e outras atividades ilegais. Ele entrou no prédio sem responder às perguntas dos repórteres antes de passar pelas verificações de segurança internas, de acordo com a agência de notícias PA Media.

A aparição pessoal de Harry no tribunal é extremamente rara para um membro da família real britânica. Já se passaram mais de 130 anos desde que um membro sênior da família real prestou depoimento no tribunal, quando Eduardo VII foi testemunha em um julgamento por calúnia sobre um jogo de cartas em 1891, antes de se tornar rei, informou a Reuters. Ainda não está claro se o testemunho de Harry abordará outros membros da realeza ou seu relacionamento com membros da família. Ainda não se sabe se o caso desta semana trará perguntas para outros membros da família real. Mas isso marca um divisor de águas nos esforços de Harry contra grandes jogadores da mídia britânica, e sua face provavelmente dominará as manchetes nos próximos dias.

O duque de Sussex começou a depor em seu caso contra um editor de tabloide (MGN) por suposta coleta ilegal de informações. Green começa esclarecendo como o duque gostaria de ser tratado. Será “Sua Alteza Real” na primeira menção, e então “Príncipe Harry” depois disso. No início de seu questionamento ao príncipe Harry, o representante da MGN, Andrew Green, disse que o grupo jornalístico “pede desculpas sem reservas” por usar um investigador particular para inspecionar a vida privada do duque. “Isso nunca deveria ter acontecido e nunca acontecerá novamente”, disse Green ao tribunal.

Harry afirma que os artigos tiveram um “papel destrutivo” em seu crescimento. O príncipe Harry afirmou que os “milhares” de artigos publicados sobre ele desde jovem tiveram um “papel destrutivo” durante sua infância e adolescência. Harry disse que “certamente viu muitos artigos na época” e que foi “tomado conhecimento” de muitos outros que foram escritos sobre ele.

O duque foi questionado por Andrew Green se um artigo publicado pelo Daily Mirror sobre como o jovem príncipe reagiu ao divórcio de seus pais continha informações que podem ter sido “indicativas de hacking de telefone”.

O artigo em questão foi publicado em 16 de setembro de 1996, com a manchete “Diana tão triste no grande dia de Harry”, segundo depoimento escrito do príncipe. O texto continha detalhes de sua mãe, Diana, a princesa de Gales, visitando o príncipe na escola Ludgrove em seu aniversário de 12 anos, e incluía detalhes sobre quanto tempo ela passou na escola com ele.

CNN Brasil/ foto  Hannah McKay/Reuters