Programação especial conecta Jaraguá do Sul à tecnologia 5G

Tecnologia

30/03/2023 - 14:11:38 | 3 minutos de leitura

Programação especial conecta Jaraguá do Sul à tecnologia 5G

Segundo os especialistas, a nova tecnologia deve ser instrumento de desenvolvimento e competitividade e, por sua característica disruptiva, alcançará níveis de funcionalidade que darão uma nova dinâmica nas conexões interpessoais, na prestação de serviços públicos, nos processos industriais e ambientes de negócios de maneira geral. O 5G conecta o mundo, com extrema mobilidade, maior escala de comunicação em massa e alta confiabilidade, condições determinantes para consolidar o conceito de ‘cidades inteligentes’.

Por exigir capacitação e adaptação, disseminar a aplicabilidade do 5G é um dos desafios que motiva a realização da Semana da Conectividade, de 3 a 5 de abril, em Jaraguá do Sul. A programação envolve a exposição de trabalhos e iniciativas dos setores público e privado, e ocorrerá no Novale Hub – Centro de Inovação, tornando Jaraguá a capital da conexão 5G no Brasil. Durante três dias, representantes de órgãos públicos e empresas apresentarão as tendências e novidades para os próximos anos, compartilhando experiências e possibilidades de aplicação da tecnologia.

O evento terá a participação da Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do Ministério das Comunicações e palestras sobre conectividade na indústria e plataformas imersivas. Uma das atrações, o Laboratório Móvel de Conectividade 5G do SENAI de São Paulo demonstrará na prática a aplicação do 5G no cotidiano.  Os visitantes poderão experimentar, também, a aplicação de tecnologias relacionadas à comunicação digital no ambiente industrial, como Wi-Fi 6, teste de latência, capacidade de transmissão e aplicações em educação imersiva, incluindo o metaverso.

A Semana da Conectividade é uma realização do Pacto pelo Desenvolvimento e Inovação do Vale do Itapocu e conta com o apoio do Novale Hub – Centro de Inovação Jaraguá do Sul, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (ACIJS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Prefeitura de Jaraguá do Sul, Naxi e Unifique. 

Os impactos do 5G no Brasil abrangem manufatura, varejo, governo, agricultura, comércio, setor imobiliário, entre outros. Estudos apontam que haverá um impacto de US$ 1 trilhão e 300 bilhões, acumulados nos próximos 15 anos na produtividade. Segundo os especialistas, a inovação se dá colaborativamente e envolvendo a chamada tríplice hélice - empresas, instituições de ensino e pesquisa e poder público -, consolidando o ecossistema de tecnologia.

Entre os clientes usuários da tecnologia 5G estão: manufatura, indústria de base, prestadores de serviços de comunicações, saúde, educação, varejo, financeiro, mobilidade, smart cities (cidades inteligentes) e utilities (energia elétrica, gás, água e saneamento).

 A participação no evento é gratuita, com ingressos disponíveis no app CDL Box, ou pelo site https://cdlbox.com.br/lojinha/.